quinta-feira, abril 09, 2015

Decididamente há aqui alguma coisa que não bate certo...

Enfim...
.
Em Janeiro de 2013 o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal previa:
"Para 2013 espera-se menos emprego, menos investimento, pior prestação em termos de resultados. Não há milagres"
Em "Não há nada a fazer?" perguntei se a função de um presidente associativa seria a de afunilar as mentes e colocar um sector em modo negativo.
.
Em Outubro de 2013 em "O exemplo da hotelaria", perante o ano recorde perguntei se o senhor já se tinha retratado.
.
Entretanto 2014 voltou a ser ano recorde, o melhor ano de sempre para o turismo português.
.
Em Março de 2015 o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal voltava ao choradinho, aos pedidos de protecção, e afirmava:
"O dado aqui mais importante é que o preço médio tem-se mantido estável desde 2007 para cá. Isso é que é preocupante, isso é que determina que a rentabilidade dos hotéis esteja a ser posta em causa
...
Os preços médios na hotelaria, que é claramente o peso pesado da cadeia de valor do turismo, não aumentaram. E quando isso não acontece as empresas não têm condições para gerar cash flow e um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) que permita pagar os juros."
Entretanto, em "Hotéis do Porto campeões europeus da subida de preços" pode ler-se:
"A hotelaria portuguesa continua, em abril, a conseguir subir os preços cobrados por quarto e por noite (+7,87% face a 2014), de acordo com um dos maiores motores de busca mundiais, a Trivago.
...
A hotelaria da cidade do Porto é, neste mês, a campeã europeia da subida de preços, com um aumento de 44,78% em relação a abril do ano passado. Há um ano, uma noite na cidade custava em média 67 euros e, agora, o mesmo quarto custa 97 euros.
"A subida de preços da hotelaria em relação ao período homólogo verifica-se um pouco por todo o país, com especial destaque para o Norte (+25%), seguido da Madeira (+17,82%), Alentejo (+10%) e Lisboa (+9,43%). A única região em queda é o Algarve (-2,47%)", adianta fonte da empresa.""
Decididamente há aqui alguma coisa que não bate certo...
.
Sempre o choradinho "60% da hotelaria e da restauração em alto risco de falência"

1 comentário:

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo___lazer/detalhe/receitas_dos_hoteis_subiram_14_para_1388_milhoes_em_marco.html

"A estada média foi de 2,67 noites, um aumento de 3,3% e a taxa de ocupação fixou-se nos 35,1%, um aumento de 3,7 pontos percentuais.

No que toca às receitas, os estabelecimentos hoteleiros encaixaram 138,8 milhões de euros em Março, um aumento de 14% face ao mesmo mês de 2014, e os de aposento um total de 94,6 milhões de euros (+15,6%).

O rendimento médio por quarto disponível foi 23,9 euros, traduzindo um acréscimo de 11,1% face ao período homólogo, e "ligeiramente aquém do mês anterior (+12,4%)", segundo os números do INE.

As dormidas aumentaram em todas as regiões, com maior destaque nos Açores e Norte, que registaram um acréscimo de 19,1% e 17,8%, respectivamente."