segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Focalização e custo de oportunidade

"The notion of opportunity cost, central to economic profit (and, for that matter, to economics for over a century), is apparently not an easy concept for busy executives. I don't mean that it's an intellectually difficult notion. We all know the basic idea. Opportunity cost is the sacrifice you make related to the next-best alternative available; it's what you forgo when you make a choice for X rather than Y or Z. The issue is not IQ. Rather, as usual in business, it's living the idea in practice, because opportunity costs are not just financial; they also include the lost time, effort, and other activities associated with resource allocation." 
Talvez esta dificuldade ajude a perceber o porquê da dispersão, da ausência de estratégia em tantas PME.
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Sem noção do sacrifício incorrido, torna-se fácil entender como a pressão para a focalização é pouco eficaz.
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Trecho retirado de "Aligning Strategy and Sales" de Frank Cespedes.

2 comentários:

Unknown disse...

Compreende-se a dispersão dos lideres das inúmeras PME's em Portugal, no sentido em que o líder de uma PME em Portugal, tipicamente é um "one men show", chegando mesmo a opinar sobre como deve ser feito o trabalho da senhora da limpeza que contratou.
Acontece regularmente que um líder de uma empresa pensa e age como se ele próprio fosse a empresa, mas na verdade é um colaborador da empresa (que no seu caso é sua também). Esta perspectiva de "colaborar para a empresa X" e não "eu sou a empresa X" permite uma perspectiva mais abrangente, mais "out of the box" do que está a acontecer com e na empresa.
É extremamente importante cada elemento de uma empresa saber qual o seu papel, as suas responsabilidades, o que é espectável de si dentro da entidade que é a empresa (Sejam 2 pessoas ou sejam 200).
Quase todas as PME's são fundadas por pessoas que já trabalharam por conta de outro e quando são líderes da sua própria empresa esquecem rapidamente que não podem, nem devem fazer tudo (constantemente, porque pontualmente pode ser necessário).
É importante definir tarefas, responsabilidades, objectivos e estratégias, não para a apontar o dedo quando algo corre menos bem, mas para que as tarefas, o empenho e o sucesso fique em "terra de ninguém".
A energia gasta por cada um deve ser aplicada da forma mais eficiente para si próprio e para a organização e isto só é possível se tivermos focus, se soubermos o que é mais importante fazer (importante é diferente de urgente...).
Muitas vezes chama-se organização a uma empresa, por isso não esqueçamos o significado das palavras...

CCz disse...

"chegando mesmo a opinar sobre como deve ser feito o trabalho da senhora da limpeza" eheh conheci alguns assim