sexta-feira, novembro 21, 2014

Tudo a ver com Mongo

O André Cruz ontem, numa provocação, mandou-me fabricar chinelos através de "Máquina de fazer chinelos".
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Ao ler o artigo, houve uma parte que me chamou a atenção porque tem tudo a ver com Mongo:
"O negócio de fabricação de chinelos em pequena escala é relativamente novo no Brasil, pois até bem pouco tempo, esse negócio era dominado pelos grandes fabricantes.
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Embora a produção de chinelos por si só já seja uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro, o pulo do gato nesse segmento está na personalização das peças. Se você estampar os chinelos com imagens bonitas e criativas ou então acrescentar detalhes como tiras decoradas com strass, pérolas, miçangas e outros enfeites, o preço dispara e pode chegar facilmente a R$ 50,00. O custo de fabricação aumenta um pouco, mas em compensação a margem de lucro dispara.
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O mercado para chinelos personalizados é simplesmente gigantesco e com uma máquina de fazer chinelos você também pode entrar nesse segmento. Você pode criar chinelos personalizados para empresas, casamentos, formaturas e outras ocasiões, além de partir para uma linha fashion que agrada muito ao público feminino."

2 comentários:

Ricardo Proença disse...

Um outro bom artigo sobre Portugal e a capacidade de trabalhar em pequenas escalas / pequenas séries

http://www.dinheirovivo.pt/faz/negocios/interior.aspx?content_id=4213449&page=-1

Alguns excertos de interesse para as temáticas do blog:

a) Quem são os clientes-alvo:
"Os fabricantes portugueses entendem perfeitamente como é trabalhar com quantidades pequenas, o que é essencial para marcas como a nossa, que está em crescimento"

"Para além de grandes marcas como a Inditex, a empresa é também procurada por pequenos designers que querem começar ou começaram recentemente uma marca própria (...) São jovens designers, pequenas boutiques e criadores independentes que, através de contactos informais, vêm conhecer o setor e trocam a produção em massa asiática pela qualidade made in Portugal."

b) O que valorizam os clientes alvo:
"Andam à procura de produção de alta qualidade, sempre feita com um acompanhamento personalizado"

"Para este tipo de clientes é importante visitar a fábrica, conhecer a mão-de-obra e as condições de produção, de maneira a criar uma boa relação de trabalho com os fornecedores."

"a exigência que cada vez mais os clientes têm relativamente ao controlo da qualidade, não só das peças como das substâncias químicas utilizadas no fabrico, e também no campo dos direitos humanos."

c) Canais de contacto
" Vêm do estrangeiro, por referência ou por intermédio de outros colegas, e dirigem-se à empresa diretamente: os contactos feitos por intermédio de agências de trading não são significativos"

"As feiras de tecidos têm um papel fundamental na articulação entre designers e fabricantes (...)os criadores independentes "ao comprarem tecidos a fornecedores portugueses perguntam contactos de fabricantes locais" e chegam até às fábricas."

Obrigado pelo seu blogue e pelas novas abordagens a estas temáticas. Já olho de maneira diferente para estes assuntos muito por sua "culpa".

CCz disse...

Obrigado pelo serviço público, caro Ricardo.
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Vou publicar.