«Há 2 tipo de Gerências de PMEs no Norte de Portugal: Aquelas em que existe gestão Estratégica e aquelas que apenas existe gestão Operacional.Muito bom!
Empresas apenas com gestão Operacional:
- Gerência ocupa 99% do tempo a processar ou a controlar o processamento de operações (comerciais, fabris, administrativas, financeiras, etc)
- Gerência com qualidade de vida fraca, resumindo-se aos sinais exteriores de riqueza;
- Certificação ISO9001 para inglês ver;
- Informatica: ERP pacote standard
- Reflexão abstração, capacidade de formular estratégia e seguir caminho: fraca
- Leitura de blogues, revistas, livros, programas de TV sobre Economia e Gestão: Apenas as TSFs, Prós&Contras, telejornais generalistas e aquilo que o contabilista informa;
- Capacidade de delegar e explicar como se faz processos e decisões não críticos: quase nula
- Gerentes esperarem de um funcionário o mesmo nível de empenho de um Gerente ou proprietário;
- Compreensão das circunstancias e da mutabilidade da vida dos próprios Gerentes: quase nula
- Inovação de produtos ou de posicionamento no mercado: quase nula
Empresas com gestão Estratégica:
Provavelmente não será um problema exclusivo de PMEs ou do Norte de Portugal, mas corresponde à minha própria experiência e aquilo que Alberto Castro (director área de Gestão da UCPorto) opina volta e meia no JN.
- Gerência ocupada apenas 50% do tempo com operações;
- Boa qualidade de vida, traduzida em tempo para decidir organizar outras vertentes da vida do próprio gerente;
- Certificações de organização que se ajustam à realidade interna a 95%;
- Informática: ERP standard + pacotes pertinentes;
- Alguma disponibilidade mental e consequente para reflectir sobre estratégias, percebendo a existência de múltiplas alternativas;
- Cultura de gestão, compreendendo conceitos abstractos como «curva de aprendizagem», «brainstorming», subida na escala de valor, etc
- Capacidade de delegar trabalho e colocar funcionários, sem inseguranças, a gerir projectos;
- Capacidade de formular e escrever procedimentos/regras para resolver com eficiência actividades geridas por funcionários;
- Compreender que as prioridades pessoais do Gerente são mutáveis ao longo da vida;
Um leitor diário do blogue»
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Certeiro!!!
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