quarta-feira, julho 02, 2014

Apesar do euro...

"Desde janeiro a abril deste ano, o setor metalúrgico e metalomecânico exportou 4.406 milhões de euros, um valor sem precedentes em termos homólogos, avança o Jornal de Negócios."
Podem continuar a defender que é preciso sair do euro para tornar a economia mais competitiva, treta!
.
A saída do euro é para que os políticos possam continuar a brincar com a cotação da moeda, fotocopiando mais ou menos notas em função das clientelas que têm de satisfazer e enganar, com a ilusão monetária, os tótós.
.
Mais uma vez, os humanos não são maximizers, são satisficers. Ás vezes penso que aos grupos de humanos, no seu todo e não as empresas em particular, se podem aplicar regras que vemos na natureza. Uma delas é: A natureza não corre para objectivos, foge dos constrangimentos. Os empresários, como um todo, fazem a sua vida e ficam satisfeitos com um certo nível de desempenho das suas empresas, estão na sua zona de conforto. Quando a realidade em que estão inseridos muda, eles são obrigados a mudar e mudam. Claro que alguns, em posições, ou com comportamentos mais fragilistas, não conseguem mudar a tempo.
.


Trecho retirado de "Crescimento Setor metalúrgico bate recorde em quatro meses"

1 comentário:

Unknown disse...

Meu caro vc n#ao percebe mesmo nada de monetarismo a intensão é boa mas descabida porque vc ataca os falso políticos e não percebe o valor e função de dinheiro.

Quem tem até hoje defendido a saída do euro tém sido os partidos de protesto porque estão livres dos interesses monetários. Não os políticos que têm estado no poder.

Por outro lado nunca houve tanta emissão moetária dentro do euro. Pois é que o meu amigo não sabe o que é massa monetária e como se compõe. A crise em que chegamos só aconteceu porque não tendo moeda própria não se tornou visível mais cedo a brutalissíma emissão moetária criada pelos bancos (M3 fora M2) e pela banca de investimentos, Estados e instituições da alta finança (M4 fora M3).

Um estado sem soberania monetária mina todas as outras soberanias, até as militares e fronteiriças.

Mas eu creio que vc ainda vai na conversa que mistura inflação com desvalorização cambial e no seu caso ainda emissão monetária. Como se faz emissão monetária. Se saíssemos do Euro, para continuar na UE teriamos de manter o mesmo tipo de emissão moetária do euro, i.e., baseada na economia.