sexta-feira, janeiro 17, 2014

Nunca esquecer isto

Esta é a realidade portuguesa, em sintonia com o nosso ADN e, conjugável com a destreza fornecida pela internet, "Pequenas empresas são as que criam mais emprego":
"As pequenas empresas são as que criam mais emprego representando 60% de novos postos de trabalho criados,
...
As empresas de crescimento elevado - com um crescimento de 20% ao ano e que têm um mínimo de 10 trabalhadores -, apesar de representarem "menos de 1% das empresas", a nível nacional, criam 10% de todos os empregos gerados num ano, segundo a base de dados da Informa D&B, que contém dados de todas as empresas registadas em Portugal.
.
Das empresas criadas em Portugal em 2011, por exemplo, 30% situam-se no sector dos serviços, na sua maioria, resultam da iniciativa de pessoas singulares, cerca de 46 mil, contra as 2.500 empresas criadas por entidades colectivas, referiu a mesma responsável."

4 comentários:

Bruno Fonseca disse...

sinceramente, sou bastante céptico quando leio que o número de empresas criadas é já superior ao número de insolvências ou empresas encerradas.

por exemplo, hoje, qualquer pessoa que se dedique à agricultura, individualmente, é uma empresa.
conheço vários médicos que criaram empresas para prestação de serviços.

e quando encerra uma empresa com, imagine, 100 colaboradores, há umas 5 ou 6 que se estabelecem como cabeleireiros ou floristas.

mas não têm a capacidade produtiva (e muitas vezes exportadora) da insolvente.

bem haja!

Bruno Fonseca disse...

já agora, a propósito da evolução económica e das exportações, apenas temos dados a Novembro creio eu, mês em que cresceram 7%, mas tenho ideia que Dezembro vai ser um excelente mês para as exportações.
digo isto apenas e só porque a produção automóvel em DEzembro aumentou cerca de 90%(!!!!!!!!!!) face ao período homólogo, portanto, ceteris paribus, deve ser um excelente mÊs

CCz disse...

Bom dia, sim as exportaçōes em Dezembro devem ter tido uma evolução muito interessante

CCz disse...

Quanto ao emprego criado e quanto às constituições de empresas já tive essa visão. Sobretudo quando os lavradores foram obrigados a constituírem empresas, contudo, se olhar para os dados da D&B verá que na agricultura o saldo até tem sido negativo.