quarta-feira, outubro 09, 2013

Curiosidade estatística

A propósito de "Alcatel-Lucent Faces More Job Cuts to Match Competitors" comecei a ler e a abanar a cabeça logo no início:
"Alcatel-Lucent SA (ALU) Chief Executive Officer Ben Verwaayen will need to eliminate an additional 10,000 positions to catch up with more efficient rivals as the unprofitable phone-equipment maker’s cash pile dwindles."
Pensei logo, já estão mortos e nem sabem... enredados na teia do eficientismo.
.
Contudo, o que me surpreendeu foi isto:
"Alcatel-Lucent’s revenue per employee was 49,700 euros ($63,600)" 
Comparado com:
43,600 euros
O segundo número é obtido dividindo as vendas do sector do calçado português em 2009 pelo número total de trabalhadores do mesmo sector no mesmo ano.
.
Comparado com:
Mais de 62,000 euros
Que foi quanto a Felmini, empresa de calçado, facturou por trabalhador em 2010.
.
Claro que estamos a falar de um sector, o do calçado em Portugal, com cerca de 24 trabalhadores por empresa, o que em números absolutos representa uma grande diferença. Por outro lado, não tenho números para comparar o valor acrescentado por trabalhador.

4 comentários:

Bruno Fonseca disse...

boas meu caro!

estive a ver alguns dados de 2012, e cheguei a algumas conclusões interessantes ao nível de exportações de alguns sectores.

no sector do calçado, chega-se à conclusão que as exportações aumentaram em cerca de 64 milhões de euros, o que é um valor jeitoso (cerca de 4% de crescimento).
contudo, a principal questão é que a Ecco, a multinacional dinamarquesa, per si, representa mais de metade desse crescimento! a Ecco aumentou de facturação cerca de 34 milhões de euros, mais de 50% do aumento das exportações!

aliás, se somarmos o aumento de produção das 2 multinacionais em Portugal (Ecco e Gabor), verificaos que 60% do aumento das exportações deveu-se a estas 2 empresas apenas.

um pouco à semelhança do mobiliário, onde o crescimento de 80 milhões de euros de 2011 para 2012, é explicado em cerca de 40% apenas pelo IKEA (isto apenas directamente, sem contar com 2 fornecedores que trabalham em grande medida para eles).

não sabia onde haveria de introduzir estes temas, pelo que aproveitei o falar no calçado.

bem haja!

CCz disse...

Meu caro, não se esqueça disto http://balancedscorecard.blogspot.com/2012/02/licoes-sobre-concentracao-fabril-e.html aconteceu em 2012

Bruno Fonseca disse...

boas novamente!

desculpe, mas o link que enviou não consigo abrir, diz página não disponível.

claro que a concentração fabril tem os seus perigos, mas também tem alguns efeitos benéficos, ao nível de spill over e especialização.

o que refiro novamente é que o investimento externo, apesar de tudo, continua a ter um papel fundamental.
isso e o investimento. novamente existe uma forte relação entre investimento e exportações.

abraço

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.com/2012/02/licoes-sobre-concentracao-fabril-e.html