quarta-feira, maio 22, 2013

Curiosidade do dia

A propósito de "Portugal com 3.ª maior queda nas vendas do comércio a retalho na UE" sublinho:
"Entre os 27 Estados-membros, as maiores descidas homólogas pertenceram a Espanha (-10,5%), à Eslovénia (-7,7%) e a Portugal (-5,9%), enquanto a Letónia (8,8%), a Lituânia (4,5%) e a Suécia (3%) lideraram as subidas."
Não há dúvida que Espanha atravessa uma crise, a qual se reflecte, naturalmente, na queda das venda a retalho; contudo, gostaria de chamar a atenção para este ponto:
"En el año 2012, más de 2,4 millones de españoles compraron moda a través de la Red, lo que supone un incremento del 12,5%. Aunque por el momento las compras de moda online sólo suponen un 1,4% de la facturación registrada por el sector textil en 2012, esta cifra se ha duplicado en tan solo dos años." 
Trecho retirado de "La moda duplica su facturación en la Red en 2012 y supera los 2,4 millones de compradores"

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

admito algumas reservas em relação a este ponto.

se há sectores que acho que a net pode ser importante (compra de livros, viagens, reserva hotéis), em relação ao têxtil causa-me alguma impressão.

uma coisa é comprar meias, ou boxers, que podem ser vistos como indiferenciados. agora, para comprar algo mais, acho que a maioria das pessoas (e falo por mim) gosta de experimentar, de tocar o tecido. não acho que o futuro nesta área possa passar pelas vendas online.

abraço!