sábado, março 30, 2013

Confecção em Portugal?

Este texto "¿Confección en España? Cómo, cuándo y dónde" dedicado a Espanha, também se aplica à confecção portuguesa que trabalha com Espanha e não só.
.
Interessante este trecho final:
"el sector debería articular un discurso comercial que no está desarrollado en base a argumentos de venta como el tiempo de entrega y la competitividad en precio de prendas básicas de producción automatizada."
Não é só por cá que as associações têm dificuldade em abraçar as oportunidades... tão ocupadas que estão em tentar defender o passado.

3 comentários:

Bruno Fonseca disse...

o sector da confecção, ao contrário da maioria do sector textil, além da concorrência asiática (essencialmente nas grandes produções), tem ainda concorrência muito forte de Marrocos e Tunísia. é um mercado muito complicado de lidar.

mesmo assim, existem ainda confecções a crescerem de facturação, e bastante até.

ao falar com um administrador de uma confecção muito bem sucedida actualmente, ele até gozou "quando vem cá algum consultor e falam de inovação, digo que estamos a desenvolver um casaco com 3 mangas". é um sector onde os factores chave são preço, qualidade e tempo de resposta.

tenho ideia que cada vez mais as confecções em Portugal têm futuro como fabricantes de modelos / prototipos. ou seja, em vez de fazerem séries, fazem só os modelos iniciais. nessa componente a questão do tempo é muito mais valorizada, e os preços são bastante mais apelativos, contudo, não permitem manter linhas de produção em série.

bem haja!

CCz disse...

Caro Bruno,

A sua ideia para a confecção (modelos iniciais) fez-me logo recordar este postal http://balancedscorecard.blogspot.pt/2010/11/mais-uma-sugestao-para-um-modelo-de.html

Respondo a todos os outros comentários mais tarde

Bruno Fonseca disse...

só para fazer notar que na semana passada estive numa empresa que tem um cartão exactamente igual a esse, mesmo por cima da mesa do administrador!