.
Estatisticamente: menos empresas, em cada sector, empresas mais pequenas com menos trabalhadores e que facturam cada vez mais por trabalhador e por unidade produzida (embora a panóplia de SKU no têxtil e vestuário às vezes pareçam dar uma ideia diferente e sejam, para mim, de muito mais difícil compreensão segura).
.
O que está a acontecer no sector da cerâmica?
.
Em "Exportações de azulejos e pavimentos cerâmicos crescem em 2012" pode ler-se:
"Com as vendas de azulejos e pavimentos cerâmicos em queda já há vários anos, no mercado interno, não é de admirar que o número de fabricantes tenha acompanhado a tendência e seja, hoje, menor. O que é curioso é que há menos 40% de empresas e menos 600 postos de trabalho, mas o tamanho médio dos operadores cresceu. O número médio de efectivos por empresa, é de 104 empregados, quase 30 mais do que em 2008.Agora vou especular e, contra aquilo que costumo ser, vou adoptar uma postura pessimista:
...
Basta vermos que, em 2012, o mercado nacional valeu 155 milhões de euros, o que representa uma quebra de 12,4% face ao ano anterior. O que é significativo se tivermos em conta que, em 2011, a contração das vendas fora já de 19%.
Em contrapartida, as exportações cresceram 2%, para um total de 256 milhões de euros e representando 67% da produção total nacional. Em 2009, só eram destinados aos mercados externos 57,6% das vendas."
- se o tamanho médio dos operadores aumentou é porque não mudaram de modelo de negócio, não mudaram de produto,
- simplesmente, terão escoado mais produto via exportação competindo pelo preço.
.
Exportar sem mudar de modelo de negócio, sem subir na escala de valor, talvez alivie a tesouraria e funcione no curto-prazo mas não augura um grande futuro.
2 comentários:
"Vista Alegre Atlantis exporta 61% das suas vendas"
Esperemos que isto seja verdade:
" O grupo diz que este desempenho foi fruto "de uma estratégia de selecção criteriosa de clientes e de salvaguarda da margem das encomendas"."
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/vista_alegre_atlantis_exporta_61_das_suas_vendas.html
"La moda española reduce por primera vez a menos del 50% su dependencia de la zona euro"
http://www.modaes.es/entorno/20130301/la-moda-espanola-reduce-por-primera-vez-a-menos-del-50-su-dependencia-de-la-zona-euro.html
Enviar um comentário