A propósito de "
Diminuição das importações fecha transportadoras rodoviárias":
"A guerra de preços no setor dos transportes rodoviários de mercadorias começa a fazer vítimas. Nos últimos dois anos, desapareceram em Portugal mais de 1500 empresas, que não conseguiram sobreviver ao aumento generalizados dos custos, designadamente com gasóleo e portagens, e à incapacidade de os fazer repercutir no preço final.
A diminuição das importações também não ajuda e obriga a uma gestão de frota cada vez mais delicada. Um camião nunca regressa vazio. Mas, para isso, vem 'às cambalhotas' de país em país, na chamada cabotagem ou triangulações, até chegar a Portugal.
...
"Muitas empresas estão desajustadas face à realidade dos custos, porque não conseguem fazer passar para o cliente os agravamentos com que se defrontam", diz. O problema, reconhece, "é que, com 8000 empresas no setor, há muita oferta e muito espalhada, por isso, consegue-se sempre alguém que faça mais barato". A falta de regulamentação, acredita, "leva a que as empresas se vão suicidando coletivamente".
Já sabem qual é a minha análise ("
Num mercado maduro, é certo que ...") neste cenário vai acontecer:
- mais regulamentação, para fechar os mais fracos;
- sobrevivência e cada vez mais quota de mercado para as empresas maiores, que podem tirar partido do efeito de escala;
"When something is commoditized, an adjacent thing becomes valuable"
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