sexta-feira, janeiro 25, 2013

A mudança em curso passa por coisas como estas

A mudança em curso passa por coisas como estas:
"Montalegre: fumeiro tem criado emprego"
Há uns anos a conversa sobre estes eventos salientava o lado típico, o lado tradicional, o lado de museu-vivo, o lado cultural.  Hoje, salienta-se o emprego criado:
"No dia em que a começa a tradicional Feira do Fumeiro em Montalegre, fica a saber-se que a produçao de enchidos é um dos sectores que mais tem contribuído para a fixaçao de jovens na região, permitindo-lhes fugir à crise e ao desemprego .
.
o presidente da da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, Boaventura Moura, explicou que a grande procura destas iguarias transmontanas levou a que os jovens, em vez de partirem para as grandes cidades do litoral, estejam a optar por dedicar-se às terras de família, convertendo-as em exploraçoes feitas a pensar no fumeiro."
E o dinheirinho com que se compram os melões, 50 toneladas de produtos e 2 milhões de euros a entrar nos cofres da região.
Todos os dias o sector primário traz notícias positivas:
"A região servida pela albufeira de Alqueva está a atrair novos investimentos agrícolas e prepara-se agora para reforçar a incorporação nacional nas refeições da cadeia McDonald’s.
 .
Segundo o presidente da EDIA - Empresa de Desenvolvi­mento e Infra-Estruturas de Alqueva, João Basto, aquela multinacio­nal acordou o reforço das compras de cebolas a produtores alentejanos.
 .
No ano passado, a área regada pela água de Alqueva já abrangia 300 hectares de produção de cebo­la destinada ao grupo McDonald's. Este ano a cadeia de restauração norte-americana deverá ampliar as suas aquisições, passando a ser o cliente de quase 700 hectares de ce­bola, cuja produção será fornecida a uma unidade fabril instalada em Badajoz, em Espanha." (Moi ici: Espero que paguem bem. Estas abordagens a nível de empresas grandes que metem Ministério da Agricultura e PINs, estão quase sempre viradas para negócios grandes, ou seja, de pouco valor acrescentado, de preço mais baixo. Seja o preço a pagar para entrar no "circo", haja alguém, depois, com vontade e proactividade para subir na escala de valor.)
Ainda a propósito das cebolas do Alqueva estes trechos retirado daqui:
"Portugal usufrui de uma localização geográfica privilegiada na costa atlântica, com com microclimas ideais para a produção de vários frutos, mas tem de apostar na diferenciação dos produtos para vingar lá fora. "A única forma de ultrapassarmos a Espanha, que é o maior exportador deste sector para a Europa, tem de ser ao nível da inovação e do valor acrescentado.
...
Portugal é muito pequeno, as ameaças são enormes, se não tivermos diferenciação internacional somos engolidos.
...
os agricultores portugueses só não produzem certos produtos, porque nunca foram alertados para a sua necessidade." (Moi ici Não, não sou bruxo! Estava escrito nas estrelas mas só o je e Jaime Silva é que ousavam dizer estas coisas, o mainestream andava agarrado aos subsídios e à PAC. Bem-vindos!)

2 comentários:

CCz disse...

http://noticias.pt.msn.com/enchidos-alimentam-a-economia-rural-e-fintam-a-crise-em-vinhais-2

CCz disse...

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3019473