domingo, outubro 28, 2012

Quem somos?

Tenho escrito nos últimos dias alguns postais em que reflicto sobre a importância para as organizações, que iniciam processos de transformação, de começarem por responder às perguntas:
Quem somos?Para que existimos?
A teoria da efectuação, que tenta modelar o comportamento dos empreendedores, gente que efectua transformações, também propõe que o aspirante a empreendedor começa com perguntas:
Quem somos?Que meios temos disponíveis?Quem conhecemos?
Interessante que o começo de um caminho de transformação comece pela pergunta "Quem somos?", comece pela definição de uma identidade.
.
Sócrates (o grego) aconselhava:
Conhece-te a ti mesmo.
Entretanto, encontrei esta reflexão:
"I love paradox. Here’s an example: the best way to prepare for change is to decide what isn’t going to change."
É como se no início de uma caminhada que nos vai transformar, um elemento de estabilidade, a nossa identidade, nos ajude a manter o controlo da transformação, nos ajude a definir fronteiras para essa transformação.
.
Numa empresa isto traduz-se numa definição de missão, não conversa da treta de consultor mas num esforço de pesquisa interior, de desbaste do acessório e de concentração no essencial.
.
O essencial nunca é o que a empresa produz mas a relação que o que a empresa produz permite desenvolver com os clientes.
.
Contudo, a caminhada não se faz impunemente... tal como o Argos, a caminhada altera-nos e vai construindo novas camadas sobre a nossa identidade... mas essa é uma outra história.

Sem comentários: