Ontem, ao descer a A25, durante o noticiário das 13h na Rádio Renascença uma notícia interessante e que fez ressonância com a experiência de compra do Sábado passado.
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Na minha lista de compras estava: "Comprarás sal grosso de cozinha!!!"
Cheguei à prateleira e lá estava o saco plástico com o sal grosso a cerca de 15 cêntimos o kg.
Depois, reparei que ao lado estava uma embalagem de flor de sal a ... 35€ o kg!!!
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Recolhi o sal grosso e não voltei a pensar no assunto... até que ouvi o
noticiário da Renascença (ouvir desde o 1:30 até ao 2:58)
Impossível competir pelo preço? Alternativa não é reduzir custos, é apostar na originação de valor:
- inovar, subir na escala de valor para um produto premium;
- trabalhar com influenciadores e prescritores;
- fugir do negócio de sal a granel.
Vender flor de sal a 100 €/kg... querem lá saber das migalhas da TSU.
Uma empresa que passa ao lado da crise, vende 8000 kg/ano.
Um exemplo do que há a fazer.
O sector primário da economia está cheio de oportunidades deste tipo. Produtos abandonados e incapazes de competir com os gigantes deste mundo, à espera de ser olhados de outra forma. à espera daquilo a que os psicólogos em inglês chamam de "reappraisal", olhar para uma situação de uma forma diferente.
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