quinta-feira, abril 05, 2012

Mongo e o futuro do retalho físico

Estes dois artigos:

São uma interessante janela para a discussão sobre o futuro do comércio numa loja física.
.
Os artigos chamam a atenção para a tendência crescente das pessoas entrarem numa loja, escolherem o produto, e fazerem a encomenda, via smartphone, numa loja na internet.
.
Nem a experiência de loja escapa, o funcionário da loja física, conhecedor e aconselhador, ajuda a escolher o modelo que depois se encomenda via internet, para poupar cerca de 1/3 no preço.
.
Uma das alternativas que vejo para o futuro das lojas físicas é a exclusividade. 
.
Competir pelo preço é impossível, uma loja física tem um custo sempre superior ao de uma loja online. Como fugir da guerra do preço e do efeito de "showrooming"? 
.
Tendo na loja artigos que não existem em mais lado nenhum!!! Marcas, modelos, designs...
.
Ou seja, mais um tijolo na construção de um ecossistema económico futuro baseado na explosão da diversidade, aquilo a que chamo de Mongo.  De que servirá comprar muito barato o que todos os outros lojistas online também compram? 
.
Talvez faça sentido pagar um pouco mais por algo de diferente, em menores quantidades e, há luz da exclusividade, vender.
.
Talvez faça sentido apostar na experiência de co-produção em loja, para alguns itens, como computadores e tablets.
.
Talvez faça sentido a aposta nos serviços em loja, os upgrades em loja, a formação em loja, ...
.
Mas a exclusividade é capaz de ser a porta de entrada.

1 comentário:

CCz disse...

http://www.prophet.com/blog/aakeronbrands/82-branding-your-innovation?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+AakerOnBrands+(Aaker+on+Brands)#.T32qurssnP0.twitter