domingo, maio 01, 2011

Logo, qed

Por que é que os media gozam com os egípcios que acreditam que os ataques dos tubarões aos banhistas são comandados pela Mossad e, no entanto, bovinamente acolhem este tipo de afirmações "Mário Soares diz que países socialistas são vítimas da agressão dos mercados".
.
Quer dizer, a culpa de termos eleito governos que gastam o que têm e o que não têm é dos mercados...
.
"«Hoje em 27 países europeus há três países socialistas, só três, a governar. São eles, Portugal, Espanha e Grécia. Não é por acaso, talvez, que são os três que estão a ser vítimas da agressão que os mercados nos fazem. É impossível aceitar essa agressão», acrescentou."
.
É tão fácil fazer a pergunta que ninguém faz (como aquela "OK a assinatura é sua mas foi o sr engº que fez os projectos?"). Então, dr. Soares,  24 países estão bem e não são socialistas, 3 estão mal e são socialistas... não lhe ocorre que a culpa pode ser do socialismo?"
.
Se os outros não têm e estão melhor e nós temos e estamos mal, logo qed

3 comentários:

Jonh disse...

O socialismo, o tradicional, o matricial, nasceu como uma forma de reivindicação contra a exploração dos trabalhadores, numa altura que os trabalhadores eram explorados pela classe trabalhadora (período pós revolução industrial). O Socialismo defende a repartição de rendimentos mais justa, defende a nacionalização e institucionalização de empresas. Nesta altura não há rendimentos para distribuir nem há possibilidade de numa economia de mercado ser o Estado a tomar conta das empresas. Neste sentido, e por isso, é que o Socialismo continua e continuará em queda.
Não podemos continuar a (re)distribuir o que não temos…

CCz disse...

John, não esquecer que o socialismo também assentava numa visão do valor = ao trabalho incorporado num produto ou serviço.
.
Visão completamente subvertida, valor é algo de subjectivo que não tem nada a ver com a quantidade de trabalho mas com a opinião dos clientes.

Jonh disse...

Sim, é verdade que o Socialismo pretendia remunerar as pessoas pela qualidade (seja o que isso for ???) e não apenas pela quantidade.

Mas o Socilismo, como disse o matricial, o original, nasceu por causa das desigualdades entre as duas classes: burguesia e proletariado.