terça-feira, dezembro 07, 2010

Não me canso de me surpreender com o socialismo presente neste país

Esta é boa "Exportação "ilegal" de medicamentos ameaça 'stocks'".
.
Estamos ao nível da Argentina que impede a exportação de carne.
.
E depois este título "Infarmed diz estar atento e ter fiscalizações regulares" é anedótico... até parece que o Infarmed é uma entidade que impõe respeito no sector.
.
As empresas têm de pagar salários, têm de pagar aos fornecedores e têm de gerar um retorno pelo menos marginalmente superior ao que seria gerado pela aplicação do dinheiro numa outra aplicação menos arriscada. Se o Estado socialista reduz os preços a seu belo-prazer sucessivamente, algures o futuro das empresas é posto em causa. E se elas, mesmo sem congresso de empresas exportadoras, exportam, e se pagam os impostos que a força das armas impõe, o socialismo ainda quer mais?

1 comentário:

Jonh disse...

Este tema é muito sensível, mas mais uma vez temos de ter conciência do modelo económico que escolhemos - economia de mercado. Não conheço o sector farmacêutico por dentro, mas existe muita coisa que pode ser feita nesta matéria. Claro que, neste sistema, é normal que os investidores pretendam uma rendibilidade superior, como diz, a outras aplicações, bem menos arriscadas.

Existem classes sociais fragilizadas que precisam de medicamentos baratos, razão pela qual o Governo impõe este tipo de medidas (por contrapartida o Governo não tem dinheito para financiar os medicamentos aos mais necessitados). Na área dos genéricos, por exemplo, penso não se estarem a fazer as coisas certas.