- o que temos de fazer e, por isso, também, onde temos de investir, para produzir as experiências que os clientes-alvo e os outros intervenientes na cadeia de valor, valorizam?
- como vamos comunicar a nossa solução e as experiências proporcionadas aos clientes-alvo e outros intervenientes na cadeia de valor?
- como podemos reforçar a sustentabilidade da nossa proposta de valor, orquestrando um mosaico de sinergias entre o que decidimos fazer e o que decidimos ignorar e não fazer?
domingo, dezembro 12, 2010
Acerca da proposta de valor
Este postal "Be Sure Your Startup Has a Clear Value Proposition" julgo que resume de uma forma muito sucinta o essencial da definição de uma proposta de valor:
1.Quem são os clientes-alvo? (aqui acrescento, apesar do que escreve Robert Simons, e quem são os outros intervenientes da teia de valor que temos de considerar)
3. Qual a solução única, distinta, que a nossa empresa quer oferecer para combater o problema dos
clientes-alvo?
4. Qual o benefício líquido que os clientes-alvo vão percepcionar da nossa solução?
Com isto chegamos ao retrato-robot, ao perfil, dos clientes-alvo e do que esperamos que procuram, para ficarem satisfeitos e fidelizados.
.
Depois desta reflexão, podemos desenhar várias combinações de modelos de negócio. Seguindo o conselho de Sibbet, um desenho, um esquema permite manobrar, percepcionar, jogar com n conceitos em simultâneo.
.
Escolhendo um modelo em particular - and here my dear Cascata is the next step - o passo seguinte consiste em responder a três questões:
A resposta a estas três questões é a matéria-prima para as perspectivas interna e de recursos & infraestruturas de um mapa da estratégia.
.
BTW, Cascata, porquê meter as agências de viagem ao barulho? Não serão cada vez mais algo do passado? O target não seriam turistas, o target seriam birdwatchers primeiro e acima de tudo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"Qual a solução única, distinta, que a nossa empresa quer oferecer para combater o problema dos clientes-alvo" ou "unique value proposition" algo que na minha experiência ainda não chegou à maior parte das PME.
A UVP para o geral é "limitar ou minar a venda do vizinho, tentar que o mesmo seja impedido de apresentar o mesmo produto que eu de modo a que as vendas sejam minhas"
Uma vez mais, excelente "artigo".
Enviar um comentário