quinta-feira, setembro 30, 2010

Para quem se queixa da China... (parte II)

Continuado daqui.
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FULL VALUE COST = EXPECTED RETAIL PRICE - PROFIT
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"Clearly it is also the retailer's primary goal to ensure that ALL GARMENTS IN THE STORE SELL AT FULL RETAIL PRICE.
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Just to repeat, the difference between that goal and the present situation is markdown. Markdown is time-related. The longer the lead time, the greater the markdowns. Fashion designed a year in advance is an oxymoron and will simply be "in fashion". When lead times between designer's first sketch and in-store stock delivery approach a full year, we must expect that many garments will not sell and a 30%+ markdwn rate should be expected. As end consumers recognize that by waiting they can buy the same garment at a much reduced price, the markdown percentage of total sales can only continue to rise.
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The only way to break this vicious cycle is through SPEED-TO-MARKET."
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Speed-to-market... proximidade, proximidade.
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"With the move to a consumer-dominated consumer society and the ensuing markdown epidemic, speed-to-market has now evolved from being an interesting secondary cost advantage to a fundamental requirement in order to survive."
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"The advantages of speed-to-market are so compelling that brand name importers and retailers must make the necessary changes, regardless of how painful they are. Three potential benefits stand out:
  • The garments will reflect the latest item;
  • The garments will have design integrity;
  • The customer can place trial orders.
O mundo de oportunidades que esta mudança acarreta... pena que muitas empresas portuguesas fiquem contentes com o regresso dos clientes que tinham ido para a Ásia sem perceber por que é que eles regressaram. Assim, não vão fazer valer uma proposta de valor do serviço e, muito provavelmente, continuarão na proposta de valor do preço mais baixo.
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Continua.

3 comentários:

Jonh disse...

Claramente de acordo. A rapidez é uma das causas do regresso dos clientes. O tempo de espera por novas colecções, a impossibilidade de aperfeiçoar os produtos, etc, fazem da localização próxima um factor importantíssimo e a principal causa da volta dos clientes.

A rapidez de uma colecção não se compagina com a subcontratação em países asiáticos. É esta a principal razão da volta de clientes.

Um dos factores críticos de sucesso, por exemplo da Zara, é a sua integração vertical. A maior parte dos seus produtos, ao contrário de outras empresas, é totalmente fabricado nas suas lojas.

A Zara consegue atingir - é dos poucos casos - as duas vertentes de Porter - custo relativamente baixo e diferenciação.

CCz disse...

É uma oportunidade espectacular... para quem a souber aproveitar.

Jonh disse...

Para além disso, a Ásia, mais do que um concorrente (para as empresas que apostam no custo baixo) é uma oportunidade. Cada vez mais, existem naquele território pessoas capazes de pagarem pela qualidade (sei que é um termo subjectivo).