quinta-feira, julho 29, 2010
Exegése
Esta semana, a dias de férias, fiz a arrumação geral do escritório. No meio das movimentações passou-me pelas mãos o artigo "The Computerless Computer Company" de Andrew Rappaport e Shmuel Halevi que li há cerca de um ano.
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Resolvi pô-lo de lado para o reler.
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Ontem de manhã, na praia, tive oportunidade de reler o artigo com toda a atenção que ele merece.
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O artigo, escrito para o número de Julho-Agosto da Harvard Business Review, aborda o futuro da indústria de informática os Estados Unidos.
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Ao ler o artigo não pude deixar de fazer a sua exegése, de procurar ir ao fundo da mensagem e extrapolá-la para outras áreas de actividade. E está tanta coisa lá... e se no início dos anos 90 mais gente tivesse apreendido a mensagem principal do artigo e a tivesse posto em prática?
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"What matters is not who manufactures laptop computers but who creates utility for users.
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Controlling how laptops are used, not how they are manufactured, creates real value.
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Companies must find new sources of value - which means an external focus on business mission and markets rather than an internal focus on hardware and day-to-day operations.
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The computer companies that prosper into the next century will be those that focus on inventing new markets rather than on building new products."
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Produzir é o mais fácil... difícil, difícil é seduzir clientes-alvo.
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