terça-feira, dezembro 01, 2009

A revolução que aguarda a exaustão dos diques que a impedem

A energia, o potencial, a riqueza que se esconde por trás desta comporta!!!
.
Ontem a meio da tarde, o Aranha telefonou-me para me convidar a ver um programa que estava a dar na RTP2.
.
O programa chama-se "Da Terra ao Mar" (um magazine sobre o panorama da Agricultura, da Floresta, das Pescas e do Desenvolvimento Rural, em Portugal).
.
Como estava longe de uma televisão o Aranha teve de me exlicar o que se passava.
.
Parte do programa tinha sido dedicado a apresentar uma empresa agrícola na costa alentejana, o Aranha falou-me na Driscoll, contudo ao pesquisar na net interrogo-me se o programa não teria sido sobre a Luso-Morango.
.
Não interessa, o ponto do Aranha era este, durante toda a conversa com os responsáveis da Driscoll (Luso-Morango?) transpirou estratégia, visão, confiança, concentração no cliente, aposta, ... pois, em tempos de crise não chegam para as encomendas.
.
No entanto, a nossa agricultura é a do choradinho, do subsídio, do apoio, dos coitadinhos, das carpideiras, dos desgraçados vítimas da ira dos deuses e dos supermercados:
Por isso é que sou tão crítico dos subsídios à agricultura. Esses subsídios estão a impedir uma revolução agrícola em Portugal.
.
O ex-ministro Jaime Silva falava no kiwi, no diospiro, no... e era logo massacrado pelos dependentes da cultura dos subsídios.
.
.
.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Sim, era certamente a Lusomorango (eu apanhei o programa já em andamento, perdi um pouco a identificação). Mais tarde, via net, também cheguei até à Lusomorango.
O que não referi no post mas que também passou, foi o depoimento que se seguiu, dum responsável por uma associação sectorial (produtores de frutas e legumes), e que pendia para o discurso oposto: a crise, as dificuldades, a necessidade de ter preços baixos para que as pessoas comprem os produtos, etc etc.