quinta-feira, setembro 10, 2009

Acordar as moscas que estão a dormir (parte XXXVII)

Perante este artigo "Crise faz aumentar fraude fiscal em Portugal, diz Saldanha Sanches"
lembrei-me das virtudes da estatística, referidas por Avilez Figueiredo.
.
Esta manhã, ao fazer o meu jogging, ouvi na revista da imprensa do Rádio Clube Português a referência a esta notícia "Um milhão de penhoras fiscais espera 58 mil compradores".
.
De entre esse milhão de penhoras fiscais qual será a % de casos de fraude fiscal? Não tenho números, mas custa-me a crer que sejam a maioria.
.
Se a maioria não for de casos de fraude fiscal o que é que o número de 1 milhão de penhoras fiscais quer dizer? Que mensagem transmite esse número?A mensagem que chega à minha mente é traduzida e encaixa num modelo mental que conclui que o Estado português é demasiado grande e caro, para a capacidade de gerar riqueza da sociedade portuguesa. Assim, comporta-se como um enorme cuco alimentado pelos saxões impostados.
.
Brevemente, quando acabarem as eleições alemãs e voltar a pressão para cumprir o défice, um primeiro cheirinho da coisa aqui "BCE defende “regresso célere” à consolidação orçamental sem aumento de impostos", como será a resposta de uma casta governativa que só sabe curar défices aumentando o saque impostado aos saxões contribuintes?

1 comentário:

PR disse...

Bom post. Claro, sucinto e a tocar em pontos sensiveis.

O único ponto de desacordo: não creio que os países cheguem a prestar grande atenção ao BCE nos próximos 2 anos. Acho que vai ser mais um vê se te avias! (Quanto vai a eleições o Sarko? E o Silvio? Brown?)

Quanto à relação das penhoras com a fraude fiscal, acho que nem deve duvidar. Está mais do que de certeza cheio de razão. O problema é que a grande fraude fiscal dá de comer a muita gente...

------------------
www.manualdapoupanca.com