quarta-feira, julho 22, 2009

Acordar as moscas que estão a dormir (parte XXXIII)

Vítor Bento no Diário Económico de hoje "O pós-crise":
.
"Portugal está preso numa armadilha de duradouro empobrecimento relativo. Mesmo que a recuperação já seja sensível em 2011, o PIB português não deverá voltar a atingir o valor alcançado em 2007 (o mais elevado até agora) antes de 2014 (i.e. após sete anos de "seca" económica, e com os juros pagos ao exterior a crescer com o endividamento, o período de "seca" do rendimento nacional deve durar, pelo menos, mais um ano). Em cima disto, as previsões da OCDE só vêm confirmar que temos pela frente um duradouro, e grave, problema económico, com iniludíveis consequências sociais (vg persistência de desemprego nos dois dígitos).
.
Nestas condições, seria de esperar que a atenção política se concentrasse na gestão do pós-crise, visando dotar a economia da competitividade necessária para tirar o melhor partido possível da retoma mundial, gerando crescimento económico e contendo o endividamento. Isso deveria estar, pois, no centro da próxima campanha eleitoral. Infelizmente, nada sugere que assim seja. As promessas necessárias para ganhar eleições, nem sempre são as necessárias para governar melhor o bem comum.
.
Daí que a retórica eleitoral se vá concentrar mais no fomento de expectativas distributivas de menos, por menos, do que da criação sustentável de riqueza, para se poder vir a distribuir mais, por mais. E quanto mais se insistir nas primeiras, mais nos afastaremos da segunda. Apesar da nova versão da "economia voodoo".
.
Em sintonia com a reflexão de Daniel Bessa no último número do semanário Expresso "Foco no Longo Prazo":
.
"Só vejo preocupações com o curto prazo: com as falências, que aumentam; com o desemprego, que cresce; com a distribuição do rendimento, que é cada vez mais desigual.
.
Não quero menosprezar estas questões mas, quanto mais nos preocuparmos com elas, menos resolveremos a questão do longo prazo. A longo prazo exige-se oferta, mais do que procura; foco na produção, mais do que na distribuição de rendimento."
.
Lá está um político, agora mesmo na rádio a prometer mais redistribuição... mas onde vai ele buscar dinheiro para o cheque dentista, para o cheque ...

Sem comentários: