quarta-feira, abril 01, 2009

Produtividade (parte III - ainda nos preliminares)

Na sequência de: Produtividade (parte I) e parte II.
.
Vitor Bento no artigo “Dieta de sal”, publicado no Diário Económico, escreve:
.
“O que é necessário e urgente é aumentar a competitividade da economia, reduzindo os custos de produção das empresas e incentivando os investimentos que aumentem a produtividade e a capacidade de oferta.”
.
De acordo com a OCDE o PIB por hora trabalhada em Portugal é cerca de 40% mais baixo que nos países do pelotão da frente.
.
Será que o nosso PIB por hora trabalhada vai crescer o quanto precisa de crescer, para colmatarmos esta lacuna gigantesca, à custa da redução dos custos de produção das empresas?
.
Hummmm!!! Não me parece!!!
.
Um corajoso leitor deste blogue arriscou ontem uma resposta ao desafio veículado na parte II desta série escrevendo que a solução passa por "no controlo e na organização do processo que não permite perdas de tempo em actividades redundantes".
.
Sim, eu sei que nós como povo não somos bons a planear, basta observar a forma como pagamos as portagens numa auto-estrada e o tempo que demoramos, mas será que essa falta de planeamento é responsável por aqueles cerca de 40%?
.
Há anos o director técnico de uma empresa desabafou comigo:
.
-Oh Carlos Cruz!
-Qual é o truque? Qual é o segredo?! (gritou mais exasperado do que desesperado)
-Nós aqui ganhamos pouco, somos poucos, passamos a vida a correr e, ano sim ano não, temos resultados negativos.
.
-Vou às empresas do grupo na Dinamarca e na Suécia e: têm mais pessoas têm pessoas para tudo; é uma calmaria lá dentro; ganham muito mais do que nós; e as empresas fartam-se de ganhar dinheiro.
.
-Poça!!! Como é possível? Qual é o segredo?
.
O segredo está na produtividade!
.
Ainda na semana passada fiz estas perguntas numa empresa e obtive as respostas esperadas. Por isso, convido quem lê estas linhas a fazer o mesmo:
  • Qual o impacte na rentabilidade da empresa da redução dos custos com pessoal em 1%?
  • Qual o impacte na rentabilidade da empresa do aumento do preço de venda em 1%?
A primeira vez que li esta segunda pergunta, há 16/17 anos, tive vontade de insultar o seu autor. Que ignorante!!! Então o pastor não sabe que é o mercado que dita o preço?! Então o tótó não sabe que existe uma coisa chamada concorrência que não nos deixa aumentar os preços?! Duh!!! (Bom na altura não utilizei esta expressão final)
.
Continua

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Como fazer este tipo de pensamentos entrar no sangue dos gestores???
Esse o problema... I guess...