terça-feira, janeiro 06, 2009

Os partidários do deboche

Sei que um país não é uma empresa mas em contramão com o deboche Porter afirmava há dias no texto "Sound long-term strategy is key, particularly in a crisis":
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"Another gaffe to avoid is what Porter calls the paradox of economic downturns. “Every bit of pressure is pulling companies to doing whatever is necessary to survive …What we’ve found over and over again is that to survive you actually have to have the capacity to integrate the short term and the long term, and think about the two together. And you can’t take actions in the short term that seem expedient, if they ultimately undermine what’s different or unique about the company. Companies that really overreact to the downturn I think get themselves into big trouble.”"
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Recordei-me desta mensagem de Porter ao ler a opinião de Constâncio no sítio do Jornal de Notícias:
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"Endividamento externo não é prioridade, defende Vítor Constâncio"
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"No curto prazo, conter mais o crescimento do endividamento externo implicaria o agravamento da recessão, que não seria aceitável face aos riscos de desemprego e perda de rendimento que implica"
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Apetece dizer que faltam mais mulheres na política ...
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Os homens têm uma atenção concentrada, são bons a concentrarem-se numa coisa de cada vez. As mulheres conseguem com muito mais facilidade uma atenção dispersa, conseguem concentrar-se em vários objectivos em simultâneo.
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Será que Constâncio também votou nas eleições para bastonário da ordem dos economistas? I wonder...
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Esta gente, tal como Metelo no Jornal da noite da TVI desta noite (sim, este mesmo Metelo, capaz de dizer isto nesta altura) ainda não percebeu que o mundo mudou? Ainda não percebeu o que é que isto significa "End of the Negative Saving Rate Era? "

3 comentários:

Jose Silva disse...

Constâncio, Murteira Nabo, ects são tudo mafiosos da triade de Macau. Não vale a pena acreditar neles.

CCz disse...

Metelo que se cuide:
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"'Buy USA' push may see America slip from free trade church"
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http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/ambroseevans_pritchard/4143540/Buy-USA-push-may-see-America-slip-from-free-trade-church.html

PMS disse...

Continuo a dizer que é nas crises que se fazem fortunas.

E que é nas crises que se apuram as vantagens competitivas para aproveitar os momentos de crescimento.

Pelo contrário, nas alturas de crise as empresas muitas vezes destroem vantagens competivivas e interrompem processos de inovação, enquanto nas fases de crescimento abdicam de controlar custos.

Ou seja, optam sempre por fazer as tarefas críticas nas fases erradas (e mais difíceis), andando sempre a correr atrás dos acontecimentos, em vez de se antecipar.

Mas não é de admirar. Afinal, quantas empresas é que têm uma estratégia definida? Muito poucas.