terça-feira, novembro 11, 2008

O meu baú de tesourinhos deprimentes (parte II)

Este recorte se não fosse deprimente, pelo que encerra, pelo que significa, era cómico.
.
A 3 de Dezembro de 2007 o diário Público apresenta na sua página 39 esta encomenda "Onde está o dinheiro?"
.
O artigo pode ser relido no sítio do Público e no sítio da Inteli (BTW, neste sítio a Inteli apresenta 19 artigos, o único que não está assinado, o único em que o autor não é identificado é este... por que será?).
.
O artigo está repleto de pérolas de ficção Bollywoodesca, apetece perguntar: quem terá feito a encomenda?
.
"A acumulação de capital por parte dos sectores produtores de bens ou serviços não transaccionáveis, como a construção, as telecomunicações ou a energia, criou as condições que podem permitir a alavancagem de um novo modelo de desenvolvimento económico" (AHAHAHAHAH)
.
"Os sectores capitalizados
Apesar de a economia nacional apresentar valores de crescimento abaixo do desejável desde 2002, alguns sectores assistiram a uma forte capitalização nos últimos anos.
Os sectores que produzem maioritariamente bens e serviços mais protegidos da concorrência internacional, isto é, bens e serviços não transaccionáveis, apresentaram um aumento nominal dos lucros de 24 por cento entre 2000 e 2004." (E de onde vem este dinheiro Duhhh, é à custa de quem?)
.
"É também nestes sectores que existe maior acumulação de capital em termos absolutos. Destacam-se, em particular, cinco áreas - construção e imobiliário, banca e seguros, comércio, telecomunicações e ainda electricidade e gás - que representaram mais de 50 por cento dos lucros de toda a economia no período em análise e que se caracterizam pelo facto de as grandes empresas ocuparem lugares de destaque ou de crescente preponderância." (construção e imobiliário... estamos falados; banca e seguros... estamos falados; comércio... estamos falados)
.
Fiem-se na Virgem e não corram não, acreditem que é possível manter uma sociedade sustentavelmente à custa dos bens não transaccionáveis que vão ter um lindo destino.
.
Se acabar o alimento o cuco morre:

Sem comentários: