quinta-feira, novembro 29, 2007

Duas propostas para o papel da liderança


“Defendemos que a tarefa fundamental dos líderes consiste em potenciar sentimentos positivos nas pessoas que são lideradas. Isto ocorre quando o líder cria ressonância, isto é, quando consegue aumentar a intensidade dos sentimentos positivos ao seu redor – a ressonância é, assim, um reservatório de positividade que liberta o que há de melhor nas pessoas. No fundo, a tarefa essencial da liderança é de natureza emocional.”

Li esta introdução e não resisti, adquiri o livro “Os novos Líderes – A Inteligência Emocional nas Organizações”, de Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie McKee.

Ao ler esta introdução fiz logo a ponte para o título do passado fim-de-semana no semanário Expresso "Têxteis querem salário mínimo sectorial" ... que hiato, que abismo, que oceano, que galáxias de divergência!!!

Uma posição aponta para o futuro, para a abertura, para o arriscar ...

A outra remete-nos para a defesa do passado, para a construção de uma barragem de madeira, para suster a torrente do Amazonas.


2 comentários:

Anónimo disse...

Goleman, "o guru da IE", confirma-lhe a fama, Eng?

CCz disse...

Sobre os escritos do senhor Goleman li ainda muito pouco, para ter uma opinião.

Mas a formação... uauu, põe mesmo a minha criatividade a funcionar, já fiz n alterações, desde a minha agenda (a forma como planeio) até à forma como agora percebo algumas... técnicas, o uso das cores, o uso da folha de papel na horizontal, o uso dos mind maps,...