domingo, janeiro 05, 2014

Acerca das conservas


Depois de as suas exportações terem crescido 14,6% em 2012, face a 2011, 2013 terá sido o melhor ano de sempre em exportações do sector conserveiro (em Setembro as exportações cresciam cerca de 24% face a 2012).
"Entre 2010 e 2012, as exportações de conservas cresceram 32,7% em quantidade (de 33 155 toneladas para 44 mil toneladas) e 39,8% em valor (de 132,6 milhões para 185,6 milhões de euros)." (daqui)
No entanto, o que mais me seduz no sector é a capacidade de sobrevivência das marcas que se direccionaram para os mercados-gourmet.
.
"Sete conservas de peixe portuguesas que andam nas bocas do mundo".. até para Espanha, apesar da maior frota do mundo e da força e qualidade da Galiza.
.
Vender latas de 90 cêntimos a 15 euros a unidade...

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

boas meu caro!

curiosamente, os meus primeiros comentários no seu blog foram a respeito do sector conserveiro.
dizia na altura que seguramente este sector teria crescimento e bons resultados, face aos investimentos que estavam a fazer, ao contrário do que acontece por exemplo no têxtil, em que não se vê investimentos.

o sector conserveiro investiu fortemente, por exemplo, a Poveira fez uma nova fábrica (entraram novos investidores, um dos quais o Rui Moreira), a Ramirez está a fazer uma nova fábrica em Matosinhos, a FreitasMar comprou e modernizou por completo uma antiga fábrica em Olhão, os tailandeses investiram bastante na fábrica de Peniche, a Cofaco modernizou a fábrica nos Açores, etc.
ou seja, é natural que sejam mais competitivos, e os próprios investimentos mostram claramente que há boas perspectivas.
um pouco como acontece no calçado, em que vemos investimentos em reforço de capacidade produtiva.
estes sectores, além do alimentar, a meu ver, são dos poucos que estão com uma dinâmica positiva.

por outro lado, queria deixar aqui um link para saber a sua opinião (apesar de já desconfiar)
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO309631.html

bem haja!