sexta-feira, setembro 30, 2011

Pregarás o Evangelho do Valor! (parte II)

Não são só os empresários portugueses, a doença está mais generalizada do que isso, basta recordar sobre quem e para quem escreveram Marn e Dolan.
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Basta analisar esta carta recente tratada por Norm Brodsky em "When to Change Your Business Model"... quando as vendas baixam ou, quando as vendas não crescem ao ritmo desejado, a solução milagreira é o desconto... (olhem bem para os números de Marn e Dolan)
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Ao usar unicamente a alavanca do preço para estimular as vendas, as empresas concentram-se no preço quando se deviam concentrar no valor que os clientes poderão co-criar durante a experiência do uso.
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Por exemplo, "Hotéis do Grupo Pestana com descontos de 5%" é este o tipo de clientes que os hotéis do Grupo Pestana precisam?
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Quem são os clientes-alvo dos hotéis do Grupo Pestana?
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Qual a experiência que procuram e valorizam?
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Qual a proposta de valor capaz de os seduzir?
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Onde estão esses clientes-alvo?
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Tanto trabalho de base a fazer com antecedência... à pressa é... mexer no preço, e... perder receita e até talvez desbaratar os clientes-alvo

1 comentário:

CCz disse...

http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2011/10/have-we-spent-enough-time-focusing-on-your-issues.html
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Quando não se investe o tempo suficiente na reflexão, a única alavanca que se manipula é a do preço.