segunda-feira, setembro 05, 2011

Discriminação do preço

Vantagens de um autodidacta:
  • está sempre a aprender e surpreender-se com o que vai achando;
  • conseguir localizar no tempo quando foi que descobriu algo;
Há semanas descobri, com espanto, que houve uma lei nos Estados Unidos que proibia que o mesmo produto fosse vendido a preços diferentes a clientes diferentes.
.
Irene Ng escreveu "The Pricing and Revenue Management of Services - A strategic approach".
.
Logo na primeira página da Introdução encontra-se uma interessante tabela sobre quando é que um comprador paga preços diferentes pelo consumo do mesmo serviço (Não esquecer que na SDL quando se escreve serviço está-se a falar de serviços e produtos sem distinção):


Decidi ler o livro porque acredito que tenho muito a aprender sobre os preços (eu, que acho que as nossas PMEs sistematicamente se subvalorizam no seu relacionamento com parceiros estrangeiros). No entanto, o ponto de partida na minha mente é um pouco semelhante ao deste postal "Camels and Rubber Duckies"
.
Outras fontes sobre o tema:
  • "Price Discrimination and Imperfect Competition" (qualquer dia irei acrescentar ao meu cartão algo do género "Promotor da Concorrência Imperfeita e de Monopólios Informais - BTW, gostei de ver num canal do cabo a história da vida de Loeb Strauss, judeu da Francónia que emigrou para os Estados Unidos e se naturalizou como Levi Strauss. Quando acabou a patente dos rebites nas calças de ganga, e acabou o monopólio protegido pela patente, começou o monopólio informal assente na marca)
  • "Price Discrimination"

2 comentários:

José Meireles Graça disse...

Carlos, se procurares vais descobrir que uma tal lei já existiu em Portugal (tenho a certeza, não é um palpite). E não me surpreenderia se ainda estivesse em vigor, no mesmo caixote onde estão inúmeras leis às quais ninguém justificadamente liga a ponta de um corno.

CCz disse...

Aposto que sim, faria todo o sentido no estado corporativo.
.
Aposto que sim, também, que ainda estará em vigor mas esquecida.