terça-feira, agosto 30, 2011

É preciso pensamento estratégico primeiro!

A propósito de "Crise provoca descidas acentuadas nos preços dos hotéis em Portugal":

  • para quando um Daniel Campelo do sector a ameaçar impedir a abertura de novos hóteis?
Pessoalmente, não creio que a crise seja a única razão para esta degradação dos preços, basta recordar esta série de postais dos últimos anos:
Conselho para a hotelaria, estudem Marn e Dolan "Pregarás o Evangelho do Valor". Como é a estrutura de custos de um hotel? Qual o peso dos custos variáveis? Qual o peso da redução do preço no lucro?
.
Será que os hóteis conhecem os seus clientes? Será que caracterizam os seus clientes-alvo? Não me parece, basta recordar o Sheraton no Algarve que pagava as portagens aos clientes para os atrair (ver em "I wonder...") (Julho de 2007)
.
Isto exige mais sofisticação intelectual do que a simples redução de preços.
.
É preciso pensamento estratégico primeiro!

3 comentários:

CCz disse...

lembrei-me agora, não é preciso um Daniel Campelo, um Ricciardi do BES já pediu isso numa entrevista ao Expresso há anos

lookingforjohn disse...

Recomendo pesquisa pelo Hotel Basic (Braga, um Hotel Low Cost) no site booking.com, e leitura das opiniões dos clientes.
"O preço é ok, mas nunca mais..." é a tónica.

Nota: é curioso reparar na quantidade de pessoas que refere uma boa relação qualidade/preço, percebendo-se que nem sabem bem elas próprias o que querem dizer com isto, ao vermos que depois apontam mil defeitos ao serviço e acabam por dizer que lá não voltam.

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.pt/2011/08/e-preciso-pensamento-estrategico.html