domingo, julho 24, 2011

Treta!

Na passada sexta-feira, enquanto fazia este trajecto de bicicleta, ouvia na Antena 1 o programa "Consistório" (O conteúdo em mp3 está aqui)
.
Oiço este programa com alguma regularidade para me divertir com a opinião de gente que vive num ecossistema bem longe das empresas reais e das pessoas reais de carne e osso. Nem sempre, como desta vez, consigo aturar até ao fim as barbaridades que oiço e mudo de canal.
.
Enquanto ouvia, aí pelo km 6, só dizia para comigo "Esta gente daqui a umas semanas estará a desdizer-se!"
.
Os representantes do status-quo estavam todos muito contentes, quase diria excitados, com os resultados do último Conselho Europeu (embora não chegassem ao limite do que ouvi na TSF, "A austeridade vai acabar" sic)
.
O primeiro, aí pelo km 5, foi Luís atirem dinheiro para cima dos problemas Delgado: "As decisões do Conselho Europeu foram um sucesso..."
.
Eu só me interrogava ao ouvi-los:
.
Mas o que é que mudou? Vão poder pagar a uma taxa de juro menor ao longo de mais anos sim. E depois? Será que Portugal e Grécia vão ter superavit? Se não está previsto superavit, o endividamento vai continuar. Portanto... treta.
.
Começm agora a surgir as primeiras rachas:

4 comentários:

CCz disse...

http://timharford.com/2011/07/a-handbag-away-from-our-debt-ceiling/

CCz disse...

http://blogs.hbr.org/hbr/hbreditors/2011/07/what_to_make_of_the_eurozone_p.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+harvardbusiness+%28HBR.org%29

CCz disse...

http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/07/25/632906/whats-wrong-with-greece-bailout-ii/

CCz disse...

http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/07/27/636021/these-arent-the-eurobonds-youre-looking-for/