quinta-feira, abril 14, 2011

Comecemos pelo ponto nº1

Fonte: "Os trabalhos do FMI":
.
"1. Lei, este é o primeiro e um dos mais importantes trabalhos. É preciso começar por simplificar as leis, torná-las compreensíveis por todos os cidadãos do mundo - sim, do mundo, se queremos atrair investimento estrangeiro - e previsíveis - cada caso não pode ser um caso. É preciso acabar com a velha táctica de fazer leis que vendem dificuldades para comprarem facilidades, que alimenta a corrupção e viabiliza os negócios que quem tem contactos e não de quem é mais competitivo e capaz. Simplificadas as leis é preciso garantir que são aplicadas."
.
Antes de pensar nos contras pergunto: Por que é que um cidadão do mundo há-de investir em Portugal?

  • Os salários são baixos? Não!
  • Os impostos são baixos? NÃO!
  • Proximidade em relação ao centro da Europa? Not bad!
Os grandes investimentos estrangeiros vieram para Portugal por causa dos salários baixos e já foram embora, na indústria do têxtil e do vestuário o custo da mão de obra, entre 1990 e 2007 explodiu 260% o salto mais alto desta tabela.
.
Os investimentos estrangeiros que se têm feito nos últimos anos têm sido à custa de um tratamento preferencial negociado nos corredores, carpetes e biombos do poder, com a atribuição de benesses e redução nos impostos para os compadres (os PINs do Pinho).
.
Mais importante do que dar primazia à Lei, soundbite compreensível num país com homilias dominicais de MRS e com quase todos os deputados como artistas de direito e afins, é liberalizar a economia, é fazer isto com a nossa fiscalidade:
Os salários não precisam de ser baixos, o calçado e o novo têxtil, o mobiliário, a metalomecânica... demonstram-no.
.
Agora, por que é que um estrangeiro há-de vir para cá?
.
Há que rasgar a economia socialista que nos tolhe...
.
Mr Poul help us tear down this wal:

 

1 comentário:

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.com/2010/12/menos-estado-socialista-e-menos.html