sábado, março 05, 2011

Um monumento - Um símbolo - Um exemplo

Porque é que eu apreciava o ministro da Agricultura Jaime Silva?
.
Tinha pensamento estratégico!!!
.
Qual era o seu ponto fraco, IMHO, não tinha coragem de levar para a sua governação as consequências desse pensamento estratégico.
.
Acabo de deparar com palavras do actual ministro da Agricultura que cumprem a sua missão no cargo:

  • "Embalar os agricultores!"
  • "Adormecer os agricultores"
  • "Manter a relação de dependência com o Estado como verdadeiros funcionários públicos encapotados"
As palavras são um monumento à falta de estratégia, à falta de pensamento estratégico...
.
São palavras que vão custar caro a quem as seguir...
.
"«Todas as áreas são importantes, desde as mais tradicionais às menos tradicionais," (Moi ici: Primeiro erro de palmatória: se todas as áreas são importantes... então, nenhuma área é importante)
...
"os agricultores portugueses devem produzir «tudo aquilo que puderem, seja na área dos cereais, em que os stocks são reduzidos e a procura mundial é grande, (Moi ici: E a que custo? E vão vender a quem? E vão competir com quem? E como é que vão criar valor acrescentado?) seja no olival, na vinha e no vinho, ou em áreas mais novas como as hortícolas ou frutícolas», sector que hoje representa 36 por cento do produto agrícola.

«Não existe um sector estratégico, a agricultura é ela própria estratégica para o país», vincou." (Moi ici: Recordo as palavras de Jaime Silva, moi je a citar as palavras de um ministro porque acredito nelas como se fossem minhas " "as fileiras estratégicas são aquelas que, tendo elevado potencial de desenvolvimento sustentado, associado a factores de mercados (competitividade), climáticos, ambientais e naturais, se encontram num nível de aproveitamento insuficiente face às suas potencialidades."")
.
Trechos retirados de "Serrano pede a agricultores para aumentar produção"
.
Esta semana tive uma série de conversas com empresários em que o mote foi "Não basta produzir!!!"
.
Se todos os ministros da Agricultura da UE fizerem o mesmo que este, adivinhem quem vai ter vantagem competitiva na produção de cereais, por exemplo? Terá lido alguma coisa sobre a teoria de jogos? Se classifico uma jogada como positiva, o que impedirá outros, com vantagens competitivas, de aplicar a mesma classificação? Quem ganhará?
.
Sempre, sempre a guerra do preço... quando é que esta gente começa a pensar na criação de valor?!
.
.
.
.
.
.
Quando o anterior ministro Jaime Silva dizia umas verdades, como a de existirem fileiras estratégicas e fileiras não-estratégicas, agia como um paí a explicar, a impor, a persuadir o filho a mudar, a ver mais além.
.
Os sindicatos de funcionários públicos encapotados, como a CAP, comportavam-se como as crianças revoltadas com os métodos educativos e as ideias dos pais.
.
Os políticos da oposição e mesmo alguns da situação, agiam como pedófilos a tentar cativar a atenção, a preferência das crianças contra os pais.
.
Caldinho perfeito para um jogo psicológico velhinho e que qualquer formação de auditores, formação decente, aborda:

  • a vítima (o pobre coitado do agricultor)
  • o vilão (o mauzão  do ministro)
  • e o salvador (os partidos da oposição)
Os auditores são avisados para nunca entrarem neste jogo, como salvadores a favor do auditado e contra a chefia, porque assim que se entra neste jogo perde-se a capacidade de agir racionalmente e a auditoria/acção/decisão fica inquinada.

3 comentários:

CCz disse...

Camilo na mouche
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=471757

CCz disse...

http://jornal.publico.pt/noticia/08-03-2011/portugal-importa-30-por-cento-dos-alimentos-por-produzir-poucos-cereais-21502141.htm
.
Interessante a forma como termina o artigo:
.
"Ainda assim, todas as expectativas, todas as projecções se baseiam na crença de que se manterá um nível de protecção do sector no âmbito da PAC, que, além de ter canalizado para Portugal no último ano cerca de 800 milhões de euros em ajudas ao rendimento, mantém uma protecção alfandegária contra a concorrência externa. Se, como lembra Francisco Avillez, a pecuária nacional tiver de concorrer com a da Argentina ou do Brasil, se os cereais se abrirem à máquina produtiva dos Estados Unidos, então pouco haverá a fazer."
.
Há tanta falta de alimentos a nível mundial que a PAC tem de impedir a entrada de cereais e carne de fora da Europa. Pois...

CCz disse...

Vantagens comparativas:
.
http://jornal.publico.pt/noticia/08-03-2011/o-mais-e-o-menos-do-portugal-agricola-21502318.htm