terça-feira, agosto 31, 2010

Somos todos alemães (parte VIII)

Parte VII, parte VI, parte V na verdade trata-se de uma longa série que começou em Janeiro de 2009 quando escrevi:
.
"Desejando o melhor para os nossos amigos eslovacos, espero que os seus políticos e empresários já tenham descoberto o que me demorou cinco anos a perceber.
.
Um país que adere ao euro torna-se ... numa nova Alemanha.
.
Um país que acorda com uma moeda forte a circular dentro de si, deixa de ser um país que pode assentar a defesa da sua economia na desvalorização 'política' dessa moeda."
.
Edward Hugh publicou no Facebook este artigo "One Swallow Doesn’t Make A Summer, But…." em resposta a um comentário Edward Hugh escreveu:
.
"Well, I don't know about motivations Diran, but the consequences are by now pretty clear. Spain is going to have to convert itself into another Germany, at the cost of a colossal correction (which may well be undoable - see my next charting post) while I think Germany has been very lucky in Asia given how their Japanese competitors had their nose pushed out of joint by the very high structural value of the yen."
.
Todos nós temos de nos converter à Alemanha ou sair do euro. Fugir à conversão dolorosa é fugir à possibilidade de ser competitivo apesar de um elevado nível de vida. Recordar outra série: O choque chinês num país de moeda forte!

2 comentários:

CCz disse...

http://fistfulofeuros.net/afoe/on-the-shoulders-of-giants-how-spain-is-destined-to-follow-in-germanys-footsteps/#comments

Anabela Magalhães disse...

Bem sei que não tem nada a ver com o seu post.... mas é que não pude deixar de ler que é filho da Maria do Carmo, mais conhecida por Avó Pirueta, na blogosfera, e não posso deixar passar a ocasião de lhe pedir para lhe dar, do meu mando, um xi-coração apertadinho com muiiitas saudades... dá?
Muito obrigada!