domingo, junho 20, 2010

As anedotas

Tomar decisões em cima do joelho sem estudos...
.
Não estou contra o corte no número de feriados, é indiferente. Apesar de católico praticante, não estou contra o corte no número de feriados religiosos, pelo contrário, até apoio.
.
Agora daí pensar que isso contribui para o aumento da produtividade que precisamos... é sinal de não saber o que é a produtividade, de não saber qual a dimensão do diferencial da produtividade média entre Portugal e a média da OCDE...
.
É só olhar para o denominador, é só pensar que podemos estar ao nível dos alemães se trabalharmos mais horas ou mais depressa... nonsense e ignorância!!!
.
E quando perguntaram a uma deputada do BE se concordava com a redução do número de feriados para aumentar a produtividade ela respondeu algo como "Toda a gente sabe que a produtividade aumenta com o aumento da formação".
.
.
Por isso é que o trabalhador português que emigra para a Alemanha vê aumentar a sua produtividade pessoal? Por isso é que os trabalhadores portugueses no Luxemburgo têm uma produtividade 3 vezes superior à que têm em Portugal?
.
Conseguem encontrar fábricas gémeas, fábricas que fabriquem os mesmos produtos em Portugal e na Alemanha?
.
.
.
.
.
.
.
Há uma que salta logo à vista, a AutoEuropa.
.
No caso da AutoEuropa, aposta que a produtividade portuguesa é, ou semelhante, ou superior às fábricas congéneres da VW na Alemanha (para modelos com a mesma gama de preço).
.
Agora conseguem comparar a produtividade da AutoEuropa com a produtividade de uma unidade que produz a marca Porsche ou a marca Ferrari?
.
Na Ferrari e na Porsche especulo que fabricam menos carros por trabalhador que na AutoEuropa e, no entanto, têm uma produtividade muito superior...
.
Excluindo a indústria automóvel conseguem encontrar outro sector onde fábricas "gémeas" compitam ombro a ombro em Portugal e na Alemanha?
.
.
.
.
Não me recordo... a fazer exactamente o mesmo? Duvido!!!
.
.
.
O segredo não está na quantidade de trabalho... o segredo está no valor acrescentado do trabalho que realizamos, o segredo está no numerador, o truque está na originação de valor.
.
.
Uma mão amiga que faça chegar às deputadas, que têm o meu apoio na redução dos feriados, este artigo e que lhes expliquem sobretudo a figura 1, para ver o efeito da diluição dos custos fixos
.
Que queiram reduzir o número de feriados é uma coisa, que o justifiquem com a necessidade de aumentar a produtividade... é risível.
.
O Aranha chamou-me a atenção para os feriados nas Alemanhas

3 comentários:

notes disse...

Cooties!

http://www.dilbert.com/dyn/str_strip/000000000/00000000/0000000/000000/90000/2000/300/92319/92319.strip.zoom.gif

lookingforjohn disse...

"E quando perguntaram a uma deputada do BE se concordava com a redução do número de feriados para aumentar a produtividade ela respondeu algo como "Toda a gente sabe que a produtividade aumenta com o aumento da formação"." - lembro-me de ver e ouvir uma senhora deste partido (Ana Drago) afirmar que a saída para Portugal, a solução para todos os males, é a admissão de mais pessoal para a administração pública (não me apetece descrever a sucessão de efeitos que ela argumentava...). Isto para dizer que não surpreende o que disse esta tipa acerca da produtividade e da formação.
No mais, quanto aos feriados, sinto-me estúpido ao dizer o óbvio, mas o problema não reside na quantidade de tempo em que é suposto não se fazer nada, mas sim no que não se faz naquela quantidade de tempo em que é suposto fazer-se alguma coisa...

aranha said...

Jose Silva disse...

Carlos,

Um grande desígnio para Portugal é ...

... ensinar às suas elites o que de facto a produtividade.

ALiás, é a medida que provavelmente tem a melhor relação entre potencial acréscimo de PIB e custo de implementação !