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Esta série começou com a descoberta da EKS (Engpass-Konzentrierte Strategie) e termina com uma breve reflexão sobre a mesma.
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A EKS foi proposta por Wolfgang Mewes e foi adoptada por muitas PMEs, sobretudo alemãs.
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O que propõe a EKS?
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Veremos que são ideias muito familiares a quem conhece este espaço:
- Estratégia = focar, concentrar, empregar todos os recursos num ponto de alavancagem;
- Restrição externa = identificar uma restrição externa e procurar melhorar continuamente, para elevar essa restrição. Para isso, é fundamental adoptar uma visão, uma postura virada para o exterior para encontrar oportunidades que existem no mercado.
- Identificar um segmento bem definido de clientes-alvo; e
- Usar, destinar, dedicar todos os recursos a servir esse segmento. Para substituir a lealdade aos produtos pela lealdade dos clientes-alvo, há que analisar as necessidades dos clientes e “ficar com eles para sempre” desenvolvendo parcerias duradouras.
- Identificar o perfil de competências da empresa (forças mas também fraquezas);
- Comparar com o perfil dos concorrentes e as necessidades do mercado;
- Considerar a forma como os clientes valorizam essas competências;
- Identificar a melhor relação entre forças e âmbito do negócio, tendo em conta o que se descobriu anteriormente;
- Definir que tarefas deveriam ser tratadas com as competências próprias;
- Seleccionar o segmento de clientes-alvo que mais valoriza o que a empresa tem para oferecer;
- Analisar e mergulhar nos problemas dos clientes-alvo, a partir do seu ponto de vista, para de seguida concentrar toda a organização na solução dos problemas fundamentais.
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