sexta-feira, abril 11, 2008

Estratégia para faculdades e universidades, ponto de partida

Já por várias vezes referi neste blogue a necessidade das universidades públicas e privadas reflectirem sobre a sua estratégia.
.
Consideremos o caso das universidades públicas.
Durante anos a estratégia podia até nem existir, bastava ter as portas abertas que a demografia assegurava um abastecimento regular de alunos.
.
Hoje não é assim, e no futuro será cada vez mais importante ter uma estratégia para o negócio.
.
O que é uma universidade pública de sucesso?
.
Seguem-se algumas reflexões muito básicas sobre o tema. As figuras retratam uma tentativa de caracterizar os atributos que podem(?) "preocupar" as diferentes partes-interessadas no funcionamento de uma faculdade pública.
.
Se calhar nem todos os atributos têm a mesma importância, se calhar uma faculdade pode deliberadamente (e isso é estratégia) optar por eliminar, por não servir alguns desses atributos.
.
Uma faculdade é como uma divisão de uma corporação. Em que a corporação é a universidade.
.
A corporação (a universidade) não lida com os clientes directamente, a corporação deve ter como estratégia principal: criar valor através da sinergia do grupo. Que valor pode ser criado pelo facto de várias faculdades fazerem parte de uma única universidade?
.
Partilha de recursos? Marca comum? Redução de custos? Vendas cruzadas? (Para quê ter em cada faculdade e em cada curso, um professor a dar as disciplinas básicas comuns? Por que não partilhar professores entre cursos e universidades? Também identifico algumas potenciais consequências negativas associadas a esta opção, basta o professor ser muito competente tecnicamente mas não ser capaz de se adaptar a diferentes públicos com diferentes necessidades)
.
Uma corporação não pode ser uma amálgama de divisões, senão a sua separação e independência gera mais valor do que a manutenção da corporação.
.
Mas voltemos à faculdade e para ela a minha reflexão de base é esta que se segue:
Agora, para cada uma das partes interessadas posso equacionar:




Ressalva: tratam de especulações de um outsider

Sem comentários: