Mão amiga mandou-me este artigo "Carros chineses chegam à Europa em metade do tempo com ajuda da Rússia":
"A China está a explorar novas formas de exportar carros, componentes e outros bens para a Europa de forma mais rápida, com custos mais baixos e com menor volatilidade política. Está em marcha um plano ousado - e para já discreto - mas que já apresentou os primeiros resultados concretos.
Este mês chegou à Europa o cargueiro Istanbul Bridge, operado pela empresa chinesa Sea Legend. Transportava 4000 contentores (onde se incluem automóveis), da China para o Reino Unido. A novidade está no trajeto: através da Rota do Mar do Norte chegou à Europa em apenas 20 dias, metade do tempo de outras alternativas. E pode ter sido a primeira de muitas viagens.
Há quem já apelide este novo trajeto como a "nova Rota da Seda". É capaz de reduzir praticamente para metade o tempo das rotas tradicionais pelo Canal de Suez (40 dias) ou pelo Cabo da Boa Esperança (50 dias). "É algo que nunca vimos no Ártico até agora"
...
Para tornar possível o tráfego nesta região, que pertence à Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Rússia, a China está a recorrer à frota de navios quebra-gelo russos."
%2010.15.jpeg)

Sem comentários:
Enviar um comentário