O FT de hoje inclui um artigo com um lado positivo, "'Super sewer' chief bows out of £5bn project to the sweet smell of success."
O artigo noticia a conclusão do Thames Tideway Tunnel, conhecido como o "super sewer" de Londres, um megaprojecto de 25 km e £5 mil milhões, destinado a modernizar o sistema de esgotos da capital inglesa. Após nove anos de construção, o túnel foi entregue próximo do prazo e do orçamento, algo raro em projectos desta dimensão. Não houve mortes, grandes disputas ou incidentes críticos. O CEO Andy Mitchell vai abandonar o cargo, deixando o projecto concluído com a reputação de um caso de sucesso na execução de grandes infra-estruturas. O financiamento através de sobretaxas nas facturas da água continua a gerar polémica, mas do ponto de vista técnico e de gestão, o projecto é visto como exemplar.
"delivery of one of the largest infrastructure projects roughly on time and close to budget."
"There have been no deaths, serious injuries, major contract disputes or surprises on time or cost."
"Tideway will be studied for decades as an exemplar case of how to deliver multibillion infrastructure programmes."
Esta última citação, "Tideway will be studied for decades as an exemplar case of how to deliver multibillion infrastructure programmes," fez-me recuar a 2023 e à "The Iron Law of Megaprojects" de Flyvbjerg:
- 47.9% are delivered on budget.
- 8.5% are delivered on budget and on time.
- 0.5% are delivered on budget, on time and with the projected benefits.
O Tideway contraria, em parte, esta estatística brutal: foi entregue próximo do orçamento, dentro de um prazo aceitável, com benefícios claros já mensuráveis (7,8 milhões de toneladas de efluentes desviados).
É portanto uma excepção rara à Iron Law, o que reforça a importância de estudar os factores que explicam este sucesso: liderança estável, estrutura de financiamento clara, gestão de riscos competente, e um modelo de contratação que garantiu alinhamento de incentivos.
Flyvbjerg, no seu li
vro "How Big Things Get Done" mostra também que nem todos os grandes projectos falham. Lembro o exemplo do Estádio Olímpico de Londres 2012 como um caso onde, apesar do risco elevado, a entrega foi bem-sucedida devido a planeamento robusto, gestão transparente e preparação detalhada.
O Tideway pode ser colocado ao lado desse exemplo: ambos provam que grandes coisas podem ser bem feitas quando os factores de governação, planeamento e liderança estão alinhados.
Uma das cenas a garantir é evitar o "
scope creep", esta tarde vou falar dele durante um webinar. O aeroporto de Berlim é um exemplo lapidar desse problema. Quando não se congelam as decisões de design cedo ... os políticos arranjam sempre uns trabalhos a mais...
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