sexta-feira, agosto 08, 2025

Um sinal


Mão amiga mandou-me o artigo "“They Cut And Weld Their Way To Cash And Glory" publicado no NYT de ontem.

O artigo descreve o impacte do programa de televisão Clash of Trades, um reality show competitivo transmitido no YouTube, que visa valorizar e promover as profissões técnicas — como soldadores e maquinistas — através de desafios cronometrados com prémios elevados. Inspirado em programas como Top Chef, este concurso pretende atrair jovens para as indústrias de manufactura e colmatar a escassez de trabalhadores qualificados nos Estados Unidos.

A história segue Wyatt Curry, um estudante de 22 anos que lidera a sua equipa à vitória na quinta temporada do programa, ultrapassando dificuldades e demonstrando competência e dedicação extraordinárias. O programa ainda não atingiu uma audiência massiva, mas já está a ter impacte positivo em escolas e centros de formação técnica.
"Clash of Trades" uses sports-style competitions, big financial prizes, and an addiction to reality TV to boost the appeal of the skilled trades
...
She wanted a 'Top Chef'-style competition for manufacturing" [Moi ici: Usar o formato de reality shows competitivos para tornar atractivas profissões técnicas subvalorizadas]
...
Winning first place on 'Clash of Trades'... helped Southwestern Illinois College... increase enrollment...
...
Everett Community College... had a waiting list... since its team placed fourth…."
A participação no programa aumenta o prestígio das escolas e motiva mais inscrições nos cursos técnicos.

As PME industriais podem inspirar-se nesta abordagem para promover internamente ou em parcerias locais a atractividade de funções técnicas muitas vezes desvalorizadas. Recordar "E por cá, temos esta tradição?"

Sem comentários: