quinta-feira, maio 22, 2025

Curiosidade do dia



Quando ontem li no JdN, ""Mão indiana" salva austríaca KTM de abrir falência", o que não encontrei no artigo e que levantou a minha curiosidade foi: como é que a KTM chegou a este estado?

Então, parece que a KTM acumulou uma dívida de aproximadamente 3 mil milhões de euros, quase tanto quanto o dinheiro dos contribuintes que Pedro Nuno Santos queimou alegremente na TAP. Esta situação levou a empresa a declarar insolvência em Novembro de 2024 e a entrar num processo de reestruturação sob administração própria, conforme as leis austríacas de insolvência. 

E agora as causas, a crise foi agravada por uma combinação de factores, incluindo a sobreprodução de motociclos que não atendiam aos novos padrões de emissões Euro 5+, resultando num excesso de inventário de cerca de 130 mil unidades. O total de motos não vendidas ronda as 265 mil (o equivalente a um ano de produção). Além disso, a insistência em manter altos níveis de produção, mesmo com a desaceleração das vendas, contribuiu para um aumento significativo nos custos de armazenamento e uma necessidade de liquidez superior a 440 milhões de euros.

Cuidado com uma produção não alinhada com a procura.
Cuidado com a concentração em produtos de gama alta ou demasiado nicho, isso implica uma empresa mais "magra" na parte operacional, não se pode querer trabalhar para um nicho e jogar a cartada do volume.
Cuidado com avanços tecnológicos ou novos produtos que não estão ancorados em modelos de negócio sustentáveis e alinhados com as reais condições do mercado.

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