quarta-feira, março 12, 2025
Curiosidade do dia
Às vezes, ao trabalhar com algumas dessas empresas deparo com uma situação que até hoje me tinha deixado perplexo.
Desenhamos um modelo do funcionamento da organização com base na abordagem por processos. Os processos não querem saber dos departamentos, os processos são um rio de montanha em busca da foz, os processos são sequência de actividades que furam departamentos.
Então, surge a necessidade de escolher líderes para cada um dos processos. O líder de um processo não é necessariamente o líder de um departamento. É mais difícil chefiar um processo do que um departamento. Quem chefia um processo não tem poder hierárquico sobre parte dos intervenientes relevantes no processo, quem chefia um processo tem de trabalhar competências para que os objectivos, para que o propósito do processo seja cumprido.
Eu, ingenuamente, acreditava que esta posição de líder de um processo pudesse ser uma posição-chave para que gente ambiciosa quisesse mostar o seu valor e posicionar-se para voos mais altos na organização. No entanto, muitas vezes vejo gente a seguir aquele meme em que Homer Simpson recua lentamente para o interior de uma sebe até desaperecer completamente.
O que é que mudou hoje? Ter, por acaso, visto este vídeo até ao fim.
"I understand why people do that there's real danger to being visible. There's real danger in being visible now you might be successful if you're visible but you also might be dead"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
%2013.18.jpeg)

Sem comentários:
Enviar um comentário