sábado, fevereiro 15, 2025

Curiosidade do dia

A propósito de "Número de funcionários públicos bate recorde no primeiro ano de Montenegro":

"A Administração Pública terminou o ano de 2024 com quase 754 mil postos de trabalho, de acordo com a síntese estatística divulgada esta sexta-feira. É o valor mais elevado desde, pelo menos, 2011. Tanto em cadeia, como em termos homólogos, registou-se um aumento de 1%.

"A 31 de dezembro de 2024, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 753.850 postos de trabalho, o que representou um aumento de 1,0% (+7.581 postos de trabalho) face ao trimestre anterior. Em relação ao trimestre homólogo, o aumento foi de 1,0% (+7.476 postos de trabalho)", informa a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), numa síntese divulgada esta sexta-feira."

O número de funcionários públicos atingiu um novo recorde! Quem diria? Apesar da inteligência artificial, do digital, da internet, dos automatismos, do Simplex, e até da esperança de um dia vivermos numa administração pública mais eficiente... o monstro continua a crescer, imparável, insaciável, inabalável.

Enquanto no sector privado se pede "fazer mais com menos", no estado o lema parece ser "fazer o mesmo, ou menos, com mais". Mais funcionários, mais impostos, mais despesa, mais burocracia, mais departamentos inúteis, mais papelada carimbada por três chefes e cinco adjuntos de coordenador principal.

E nós, os contribuintes líquidos? Continuamos a patrocinar a festa, mas sem convite. 

Daqui a uns anos, quando o próximo governo anunciar um novo "choque tecnológico", podemos ter esperança de que… contratem ainda mais gente para "implementar a digitalização".

Portugal: um país onde até a simplificação se faz com um departamento novo e mais uns quantos assessores.

🥂 Brindemos à eficiência do sector público! (Mas pagamos nós, claro.) 

Sem comentários: