segunda-feira, julho 31, 2023

As "inocentes" distracções e interrupções.

Há algum tempo, durante uma conversa informal antes de um jantar, o responsável pela qualidade de uma empresa farmacêutica mencionou-me números absurdamente altos de mortes causadas por distrações em organizações de saúde nos Estados Unidos.

Na altura não lhe pedi a referência do estudo, mas o tema não me tem largado porque reconheço a quantidade de distracções a que eu e outros somos sujeitos diariamente no trabalho. Basta recordar o tema do "multitasking", por exemplo.

Há dias, pedi ajuda à inteligência artificial para me elucidar sobre o tema e foi-me recomendado este artigo, "Identifying and reducing distractions and interruptions in a pharmacy department".

Segundo o artigo as distracções e interrupções na área da saúde (mas não fiquemos por ela, pensemos no nosso próprio trabalho) podem ter várias consequências negativas, incluindo:

  1. Aumento do risco de erros de medicação, que podem levar a danos nos pacientes.
  2. Aumento do tempo necessário para concluir tarefas, o que pode levar a atrasos e redução da eficiência. 
  3. Aumento do stress, desconforto e insatisfação dos trabalhadores. 
  4. Redução da qualidade e segurança dos serviços farmacêuticos.

O ponto 2 fez-me recuar ao meu tempo de responsável da qualidade numa empresa da indústria química e ao impacte da conversa na necessidade de repetir ensaios.

Quais os principais motivos de distracção e interrupção?

  1. Chamadas telefónicas e mensagens.
  2. Colegas que páram para conversar.
  3. Doentes que fazem perguntas ou fazem pedidos.
  4. Pacientes fazendo perguntas ou fazendo pedidos.
  5. Alarmes de equipamentos e outros estímulos auditivos.
  6. Factores ambientais, como ruído e temperatura.
  7. Distracções pessoais, como telemóveis e redes sociais. (esta faz-me lembrar conversa recente com o Aranha, que me contou sobre...
  8. Tarefas administrativas, como preencher papéis e respondera  e-mails.
  9. Outras tarefas relacionadas com o trabalho, como reabastecer prateleiras e limpar equipamentos.
O que propõe o artigo para minimizar a frequência de distracções e interrupções?
Coisas práticas como:
  • Usar dicas visuais, por exemplo fazer com que as pessoas que executam tarefas que exigem atenção total usem uma bata colorida.
  • Usar barreiras para identificar uma zona "livre de interrupções".
  • Usar listas de verificação para ajudar a garantir que os funcionários se lembrem do que estavam a fazer antes de serem interrompidos.
  • Proibir o uso de telefones pessoais por funcionários que desempenhem funções relacionadas com a prescrição, distribuição e administração de medicamentos.
  • Dar formação contínua sobre a importância de tarefas complexas e como reduzir as interrupções.
  • Determinar quais são as interrupções inaceitáveis no contexto das operações em curso.
Outro artigo, com uma perspectiva muito mais interessante sobre o motivo das distracções e interrupções é "Driven to distraction: The nature and apparent purpose of interruptions in critical care and implications for HIT"

O que me impressionou neste tema é o impacte das "inocentes" distracções e interrupções no número de  vidas humanas perdidas ou prejudicadas

Sem comentários: