sexta-feira, junho 30, 2023

Lucro, estratégia e prompts

O artigo intitulado "Working Hard for the Money: The Crunch on Global Economic Profit" destaca a tendência de declínio do lucro em todos os sectores, algo que vai contra a opinião geral, e explora os fatores que contribuem para essa tendência, como o aumento da concorrência e a mudança na dinâmica do sector.

Ou seja, reforça-se cada vez mais a importância de se fazerem escolhas estratégicas, da eficiência operacional e da inovação para sustentar e aumentar o lucro.

À boleia de um projecto que me ocupa parte do tempo entre Maio e Agosto, estou a perceber em primeira mão o que é trabalhar com inteligência artificial ainda que nas suas formas mais básicas. Ainda ontem, uma tarefa que me demoraria 3 a 4 horas foi feita em 30 minutos e com a vantagem da minha intervenção ser crítica e não afectada por ter trabalhado previamente no que estava a ver. Agora é imaginar aplicar isto ao planeamento da produção, à gestão de meios de produção, ao design, ...


BTW, já imagino cursos sobre "Engenharia de escrita de prompts".



3 comentários:

Helder disse...

Num dos vários podcasts que a Microsoft dedicou a openai, há às tantas uma conversa entre o apresentador e convidado acerca disso: um dizia que o role seria prompt engineer, outro defendia que devia ser algo mais do género prompt poets 😅

CCz disse...

Prompt poet!!! Ehehehe

Um tipo vai testando e percebendo que o texto do prompt é fundamental: ser preciso sobre o que se pergunta, estabelecer constrangimentos para evitar ensaios, evitar grupos de palavras que podem ter uma dupla interpretação.

Helder disse...

Sim, é mais ou menos como era a pesquisa no Google há uns anos (hoje em dia os resultados são quase tudo lixo), mas num nível mais simples. Saber o que perguntar, ou como estruturar a prompt vai ser fundamental. Se bem que dá para colocar essas "filtragem" à entrada e à saída das interacções com o utilizador (para ajustar o que o AI vai apresentar, ou o que aceita para processamento).