sábado, junho 10, 2023

Evolução das exportações em 2023

O meu habitual painel de controlo sobre as exportações com base nos dados do INE para os quatro primeiros meses do ano:


Alguns sectores com desempenho muito positivo, a crescer a dois dígitos (um com um crescimento verdadeiramente pornográfico - o dos produtos farmacêuticos - no ano passado o salto deu-se em Maio)

Vários com desempenho negativo, algo que não se viu no ano passado (vestuário, cerâmica, plásticos).

Crescimento marginal do sector do calçado - a minha experiência pessoal é um bom exemplo da heterogeneidade de um sector. Em simultâneo estórias de falta de trabalho e de excesso de trabalho, julgo que decorrentes do tipo de clientes servidos.

Mobiliário a crescer muito mais do que em anos anteriores.

Fabrico de máquinas teve o melhor mês de sempre. BTW, ontem no Twitter @kamilkazani publicou esta imagem:

O engraçado é andar há dias a pensar no que seria repetir-se aquela transição dos anos 60-70 com a deslocalização de produção na Alemanha para outros países europeus (não esquecendo o efeito do banhista gordo).






1 comentário:

CCz disse...

Acerca das exportações de prodtos farmacêuticos há que relacionar com isto https://thechinaproject.com/2023/06/07/u-s-drug-shortages-highlight-dependence-on-china-gray-supply-chains/

No Expresso de sexta-feira passada:
""No entanto, nos produtos de saúde e, em especial, nos medicamentos, "a tendência é de forte crescimento na exportação", destaca Joaquim Cunha, diretor-executivo do Health Cluster Portugal, mesmo admitindo que o salto anual vai ficar abaixo dos 155% do primeiro trimestre.
"Foi um pico. Não é regra, sublinha, certo de que a subida do valor médio de €400 milhões para €787 milhões é explicada pelo desempenho nos EUA, já o principal cliente dos medicamentos portugueses no exterior."