sexta-feira, novembro 11, 2022

Cash, then value, then growth

Há tempos, a trabalhar com uma empresa que estava em modo de sobrevivência, na sequência do covid e de uma série de anos de erosão competitiva, ouvi o lamento de que até ao final do ano iam perder 5 trabalhadores que se tinham demitido.

As pessoas vêem o seu poder de compra a cair, vêem a prestação da casa a aumentar, como não são funcionários da TAP nem são funcionários públicos, sabem que a empresa não está em condições de aumentar os salários. Por isso, optam por arranjar emprego noutra empresa com nível salarial maior.

- Ó Carlos como é que a gente sai disto?

- 2022 dá-nos uma pista. Aproveitar o balão de oxigénio da China, enredada nas teias do Covid zero e no receio ocidental de eventuais sanções na sequência de um ataque a Taiwan, para recuperar tesouraria. Tesouraria é ter liberdade, é ter graus de liberdade. Depois, trabalhar para as margens, começar a ser selectivo e exigente com os clientes. Tem a certeza de que ganham dinheiro com esta encomenda grande que falámos há minutos? Isto não pode voltar a acontecer. Não se podem iludir com quantidades de algo muito complexo de fabricar. Perdem dinheiro, pagam para trabalhar.

Ontem, encontrei esta resposta resumida de uma forma mais eloquente no livro "Deliver What You Promise", de Bali Padda:

Primeiro, manage for cash. Depois, manage for value. Por fim, manage for growth.

Sem comentários: