quinta-feira, novembro 03, 2022

4 dias e produtividade

Ontem colocaram-me esta questão via Whatsapp:

"Bom Dia Carlos, tenho observado sobre o que é dito sobre a semana de 4 dias, que a produtividade se mantém. Se a produtividade se apenas se mantém com menos horas de trabalho, o resultado final é a diminuição de faturação ou a menor criação de riqueza? A produtividade terá que aumentar para tudo ficar igual? será?"

Primeiro, recuo a 2019 e a 2009 com Aquilo que qualquer gestor de pessoas numa empresa que trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana sabe.

Qual o output de uma organização, um produto físico ou um serviço intangível?

Se o output é um produto físico menos horas de trabalho é menos quantidade produzida, logo a produtividade baixa. Dizer que a produtividade aumenta porque as pessoas ficam mais motivadas, porque têm mais tempo livre, é o mesmo que dizer que a produtividade pode ser baixa porque as pessoas são preguiçosas. A produtividade que interessa é independente da maior ou menor motivação das pessoas, depende do valor do produto.

Se o output é um serviço intangível, penso que devemos considerar duas possibilidades:

  • serviço de baixo valor acrescentado;
  • serviço criativo de alto valor acrescentado.
Quanto ao primeiro tipo, este recorte do Público de ontem diz tudo:
Quanto ao segundo tipo, acredito que será possível conciliar menos horas de trabalho com mais produtividade horária, uma vez que a facturação não depende do contador de horas, mas da qualidade do que resulta durante as horas trabalhadas.



4 comentários:

João Pinto disse...

Bom dia, Carlos

Percebo o que escreve na resposta, mas para mim a resposta é clara: quer numa quer na outra situação (quer seja produto físico ou não), a produtividade baixa. Se mantivermos todas as restantes condições constantes, a produtividade baixa, uma vez que o valor gerado é menor do que era antes. A não ser que esteja a referir-se à produtividade horária...

CCz disse...

Não consigo concordar. Acredito que existam situações em que o output não diminui porque se trabalham menos horas (trabalho criativo de alto valor acrescentado)

João Pinto disse...

"Acredito que existam situações em que o output não diminui porque se trabalham menos horas (trabalho criativo de alto valor acrescentado)".

Concordo, mas também concordará que essas empresas representam uma percentagem insignificante do tecido empresarial. Nos restantes casos, que representam o grosso, não é a passagem para as 4 horas que irá aumentar a produtividade...até poderá aumentar a produtividade do país pelos efeitos secundários, fechando as empresas menos produtivas.

CCz disse...

Bom dia,
Tem razão João, estive mesmo para escrever isso. É ainda insignificante neste nosso país.