quarta-feira, outubro 02, 2019

Aprender uma nova linguagem

Quando realizo estes webinars uma das perguntas sacramentais que recebo tem a ver com o como convencer a gestão de topo a participar no sistema de gestão da qualidade.

Costumo recordar uma comunicação num congresso da American Society for Quality em que o apresentador apresentava um slide dividido a meio. Na metade esquerda do slide ele listava uma série de acrónimos relacionados com a qualidade. Coisas como SPC, FMEA, QFD, PDCA, ... a metade direita estava em branco.
O apresentador disse qualquer coisa como, esta é a vossa linguagem, esta é a linguagem que vocês entendem. Acham que a vossa gestão de topo conhece esta linguagem?

Depois, o apresentador avançava para um novo slide. Um slide em que a metade direita aparecia preenchida. Preenchida com acrónimos relacionados com a área financeira. Coisas como ROI, EBITDA, NPV, CUT, ...
Entao, o apresentador perguntava: conhecem algum desses acrónimos? Conhecem mais do que aqueles que desconhecem? Esta é a linguagem da gestão de topo, esta é a linguagem que eles entendem.

Se cada um só conhece a sua própria linguagem, como é que se vão entender, como é que vão dialogar? Como é que quem trabalha na área da qualidade pode dialogar com a gestão de topo?


Quem trabalha na área da qualidade tem de perceber que tem de aprender a falar a linguagem da gestão de topo, ponto. Sem o fazer a empresa sairá prejudicada.

Lembrei-me disto tudo por causa deste texto de Seth Godin "If you want to change minds…":
"...
Other people don’t believe what you believe, and they don’t see what you see."


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